Alguém poderia me explicar a resolução deste exercício.
(FUVEST) - Um marinheiro no topo de um mastro vertical abandona uma luneta que está inicialmente a uma distância L do mastro e a uma altura H da base do mastro no convés. Sabe-se que o navio se move com uma velocidade V0 constante relativamente à costa e que a resistência do ar é desprezível. A distância entre a base do mastro e a luneta, no momento em que esta chega ao convés, é:
a) √L²+2HV²0/g
b)V0√2H/g
c)L+V0√2H/g
d)V0√2H/g - L
e)L
A resposta é: e) L
Soluções para a tarefa
Também temos que a velocidade do barco é constante, ou seja, não varia. Ele está em M.R.U.
Logo, podemos analisar pelo princípio da inércia. Um corpo está em inércia se ele está em repouso ou M.R.U. O que entendemos disso? Quando a luneta for largada, ela estará com a mesma velocidade horizontal que o barco, e sem a resistência do ar ela permanecerá a mesma, então, quando ela alcançar o chão, ela terá se deslocado o mesmo que o navio, então, a distância inicial e final será a mesma. A distância será "L".
A distância entre a base do mastro e a luneta é L.
A primeira Lei de Newton, também conhecida como lei da inércia diz que um corpo em repouso tende a permanecer em repouso até que uma força externa seja aplicada sobre ele.
A resistência do ar é desprezível, logo a única força atuando na luneta é a aceleração da gravidade, que faz ela cair. Mas os movimentos horizontal e vertical são independentes, então a aceleração da gravidade não altera o movimento horizontal.
A luneta, o marinheiro e o navio estão todos na mesma velocidade em relação à costa, então, como não força externa atuando no movimento horizontal da luneta, a distância entre ela e a base do mastro será L, a mesma distância antes de cair.
Resposta: E
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/19368471