Alguém poderia me ajudar por favor.
Ao buscarmos referência sobre o jogo nas relações humanas verificamos que as principais correntes teóricas que estudam o desenvolvimento humano, a exemplo do construtivismo, psicanálise e teoria histórico-cultural, apresentam discussões sobre a importância dos jogos, principalmente na educação, fundamentando a maioria dos estudos nesta área. Segundo Elkonin, 1998 apud NASCIMENTO et al, 2009) o jogo possibilita a reconstrução das relações sociais, não tendo um propósito direto.
NASCIMENTO, C. P. et al. O jogo como atividade: contribuições da teoria histórico-cultural. Psicol. Esc. Educ., Campinas, v. 13, n. 2, p. 293-302, dec. 2009. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2019.
Considerando a importância dos jogos e das brincadeiras nas relações humanas no contexto escolar você deverá:
1) Escolher e registrar um jogo ou brincadeira que possa ser aplicado no contexto escolar (anos iniciais do Ensino Fundamental) que estimule as relações humanas.
2) Analisar e pontuar quais aspectos das relações humanas podem ser observados na aplicação do jogo ou da brincadeira que você escolheu.
3) Discorrer sobre o tipo de reflexão que pode ser feita com os alunos após a sua aplicação (máximo 5 linhas).
4) Elaborar um texto de no mínimo 15 e máximo 20 linhas, justificando a importância deste jogo ou brincadeira para as Relações Humanas, com enfoque no contexto escolar.
Soluções para a tarefa
tbm preciso de ajuda.
A ideia de infância nesse período não era como nos dias de hoje, sendo dividida essa relação apenas na sociedade moderna.
Dentro desse contexto, o ato lúdico no brincar tem grande importância em como a formação do aluno será feita, pois é nessa fase que ele passa a interagir com os colegas de classe e com os professores, aprendendo e experienciando novas coisas.
A brincadeira favorece os aspectos físicos e cognitivos das crianças, além de fortalecer a competitividade e o desenvolvimento físico.
Por isso, uma atividade que a professora poderia ter colocado em prática, seria a queimada, ou até mesmo peteca, o que fortaleceria a competitividade e o desenvolvimento físico.
Por fim, é importante que a professora seja dinâmica, não só em quadra mas em sala de aula, utilizando a inclusão para que todos os alunos participem.