Saúde, perguntado por simonesilva82, 9 meses atrás

Alguém poderia fazer um relatório sobre a obstetrícia? Não precisa ser tão grande, só pra mim entender um pouco mais sobre a área dela na enfermagem. Desde já agradeço! ❤️​

Soluções para a tarefa

Respondido por karolemilly
0

A obstetrícia é uma das diversas especializações que a enfermagem pode se subdividir. O enfermeiro especializado nessa área tem a função de acompanhar a evolução do trabalho de parto, executá-lo e realizar educação em saúde. Esses profissionais podem assistir os partos de risco habitual e, em casos de intercorrências podem realizar o encaminhamento para a equipe médica. É um campo que cada vez mais vem ganhando maior destaque e número de adeptos, pois beneficia, além desses profissionais, a sociedade em geral.

A enfermagem deve proporcionar uma assistência digna e de qualidade, por meio de seus conhecimentos técnicos-científicos e preceitos éticos da profissão. Também se torna função do enfermeiro obstetra avaliar a dinâmica uterina da parturiente, observar a dilatação do colo do útero e monitorar o bem-estar fetal (como os batimentos cardiofetais e as características do líquido amniótico).

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que somente 10% a 15% dos partos sejam realizados por meio de procedimento cirúrgico. No entanto, segundo pesquisa coordenada pela FioCruz, atualmente, no cenário nacional, há um excesso de cesáreas sem indicações (52% dos nascimentos, sendo que no setor privado, o valor é de 88%), o que leva a um alto índice de prematuridade. Ainda, infelizmente é notável o número de violências obstétricas, notificadas dentro dos hospitais, tanto em parto normal como em cesarianas. Segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo e SESC, uma em cada quatro mulheres são vítimas desse tipo de violência no Brasil (caracterizada por todos os procedimentos, físicos ou não, pelos quais as mulheres passam na gestação, trabalho de parto, pós-parto e abortamento que não são preconizados pelos princípios da humanização e da medicina baseada em evidencias). Nesse sentido é preciso adotar medidas que favoreçam a prática humanizada na assistência obstétrica.

O profissional enfermeiro obstetra é preparado para analisar criticamente a situação da paciente e investigar problemas que possam prejudicá-la ou a seu filho, sempre buscando soluções através de diversos métodos científicos. A enfermeira obstetra muitas vezes trabalha em parceria com o médico obstetra e o seu trabalho é diferente das parteiras, doulas e baby planners.

O enfermeiro obstetra é habilitado para conduzir um parto quando acontece de forma natural, examinar a gestante, verificar contrações, dilatações e demais alterações no funcionamento do organismo feminino no momento do parto, e discernir quaisquer alterações patológicas que possam requerer um atendimento médico especializado.

Perguntas interessantes