Alguem pode resumir a obra Legião Estrangeira, de Clarice Lispector? É para um trabalho.... Não consigo encontrar as Vozes Sociais presentes em todos os contos
Soluções para a tarefa
Um pouco sobre "A Legião Estrangeira"
Primeiro o conto, depois o livro. O conto 'A legião estrangeira' fala sobre uma moça que ganha um pintinho e começa a rememorar um acontecimento que ocorreu entre ela e uma outra família, que tem como principal motivo da lembrança a filha Ofélia dessa família: a relação entre as duas e o retrato dessa Ofélia é muito, mas muito, bem escrito e de te deixar pensando e sentindo.
Agora em relação ao livro, eu tenho o mal hábito de procurar um fio condutor entre os contos de um livro, no caso, 13. Pelo título, a minha tese é que são histórias com personagens tanto estrangeiros para a autora quanto ali para o universo em que vivem:
'Os desastres de Sofia': uma personagem muito nova, acho que tinha 8 anos, ou seja, um eu-lírico que tem uma idade muito distante da autora; algo que não se via muito nos seus contos anteriores.
'A repartição dos pães': uma legião de estranhos entre eles, em uma alegoria do rito bíblico de lava-pés.
'A mensagem': lembra os contos das 'Primeiras histórias' (que podem ser encontrados boa parte no livro 'A bela e a fera'), com adolescentes que são estrangeiros também entre si e com idades bem diferentes da autora novamente.
'Macacos': o animal ali como uma espécie de metamorfoseado do homem e deslocado: essa falta de lugar do homem no mundo, que é trabalhado muito bem e mais a fundo no romance 'O estrangeiro', de Albert Camus.
'O ovo e a galinha': que é um conto estranho e que a própria Clarice disse que não entendia.
'Tentação': em que o fato de uma garota ser ruiva a faz pensar diferente dos outros, uma característica física se sobrepondo e que dialoga um pouco com a pessoa em si.
'Viagem a Petrópolis': que tem uma senhorinha no protagonismo e que em vários momentos é deixada avulsa, ao sabor do destino; meu conto preferido desse livro.
'A solução': tem como protagonista uma mulher gorda e, novamente, essa característica física vai afetar de forma substanciosa o desenrolar do conto.
'Evolução de uma miopia': eu-lírico masculino e que coloca a juventude e o amor ali de forma intrincada, o rapaz quando jovem, no começo da história, a gente vê que ele não se sente à vontade e a Clarice Lispector brinca muito com esse fato da miopia.
'A quinta história': pode ser uma exceção a minha tese, ela brinca um pouco com o ato de contar histórias, talvez a história como um elemento que pode ser sempre retrabalhado e 'estrangeirizado' - devo estar viajando um pouco.
'Uma amizade sincera': é a respeito da amizade, bem estranha aliás, mas ainda sim bastante humana.
'Os obedientes': a estranheza no casamento e, algo que é corrente nas 'Primeiras histórias', a auto-destruição que costuma aparecer nessas temáticas de Clarice.