ALGUÉM PODE MIM AJUDAR??
4)
Observe a imagem com atenção:
Disponível em https://i/1.wp.com/www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/08/texto-garis.jpg. Acessado em 28/07/2018.
A imagem acima apresenta uma crítica à democracia racial, ou seja, a crença de que no Brasil não existe racismo ou discriminação racial devido a miscigenação característica da formação da sociedade brasileira.
Relacionando o tema com as discussões sobre a lei 10.639/03, analise os itens a seguir:
I – A educação brasileira encontra dificuldades na superação do modelo cultural marcado pela diversidade cultural definida e compreendida pelo viés do homem branco.
II – A matriz curricular das escolas brasileiras ainda é marcada pelo eurocentrismo e pelo elitismo, entretanto, a implementação da lei 10.639/03 é uma possibilidade de superação dessas características.
III – Os livros didáticos, em contraposição à matriz curricular, sempre apresentaram um olhar mais atento à História da África e às contribuições do continente para a História da Humanidade.
IV – A educação brasileira possui como aspecto fundamental a formação de sujeitos, independente da etnia e/ou gênero, aptos a assumir espaços acadêmicos e postos de trabalho com a mesma valorização perante a sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:
Alternativas:
a)
Apenas I.
b)
Apenas I e II.
c)
Apenas III e IV.
d)
Apenas I, II e III.
e)
Apenas II, III e IV.
5)
Leia com atenção
Toda a construção de imagem, e, principalmente, quando se trata da imagem do "outro" agravada por ser um "outro" distante geograficamente, passa atualmente por sua representação nos meios de comunicação social. Eles estabelecem uma forma de ver e interpretar o mundo e os "outros", mesmo que virtualmente. Apesar de ser virtual, essa representação permeia a forma de pensar e de ver da sociedade, a ponto de ela tomar como referência válida a maneira como se abordam certas questões.
(SEMEDO, Emerson Pimentel. A construção da imagem da África pela mídia brasileira. Monografia. Universidade Federal de Goiás. 2005, p. 20)
Sobre o papel da mídia na constituição da imagem que temos sobre a África, analise as afirmações e indique V para verdadeira e F para falso.
( ) Geralmente as notícias veiculadas na mídia apresentam uma imagem da África como um continente pobre economicamente, marcado por doenças e guerras étnicas.
( ) A mídia muitas vezes é tomada como fonte de informações para produções didáticas, reforçando a visão pejorativa sobre o continente africano.
( ) O estudo da história africana, pelo viés proposto pela lei 10.639/03, pode representar um contraponto a visão de África veiculada pela mídia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V –V –V.
b)
F – F – F.
c)
V – F – V.
d)
F – V – F.
e)
F – F – V.
6)
Com base em seus estudos, e na citação abaixo, assinale a alternativa que apresenta a concepção de África mais comum nos livros didáticos:
"Ensinar história da África aos alunos brasileiros é a única maneira de romper com a estrutura eurocêntrica que até hoje caracterizou a formação escolar brasileira." (Mattos, 2003, p.135).
Alternativas:
a)
A História da África é apresentada como parte integrante da história mundial.
b)
A África é representada como a fonte de mão-de-obra para o Brasil Colonial, desconsiderando sua importância histórica para o desenvolvimento da humanidade.
c)
A concepção de África que prevalece nos livros didáticos é marcada pela valorização da diversidade sócio cultural do continente.
d)
O foco na história europeia é uma característica do ensino de história no Brasil, no entanto, não há prejuízo ao ensino e aprendizado da história de outros continentes e sociedades.
e)
Os livros didáticos apresentam a história da África por um viés etnocêntrico, colocando o continente como o berço da humanidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
av 1
-1 E
2-E
3-B
4-A
5-B
Respondido por
16
Av1 É 1E 3E 4B 5A 6B não tem a questão2
Perguntas interessantes