Alguém pode me ajudar?
Substância simples e composta, resumo
Soluções para a tarefa
Resposta;
vou daste todos os tipos de substancias mas sua resposta principal esta no final. Lembrando que tal resposta e autoral minhha
Em química, substância ou substância pura é uma forma constante de matéria caracterizada por suas entidades específicas, como átomos de elementos tais em proporções próprias e moléculas. Cada substância possui um conjunto definido de propriedades e uma composição química. As substâncias podem ser formadas de formas variadas, como formadas por átomos, moléculas ou aglomerados iônicos. A água é um exemplo de substância formada por molécula, de fórmula H2O, e o Óxido de Cálcio, a cal, é uma substância formada por aglomerado iônico, de formula unitária CaO.
Até o século XIX, tinha-se a visão de que substância simples era sinônima de elemento químico, caso não pudesse ser decomposta em outras, ela era entendida como elemento químico, e se a substância permitisse sua decomposição em outras novas substâncias, era conceituada como substância composta, demonstrando uma visão macroscópica da matéria. No final do século XIX, com o advento da descoberta do átomo e suas partículas subatômicas, o entendimento de substâncias simples e composta se modificou, substância simples passou a ser compreendida como a matéria formada por apenas um tipo de elemento químico e a substância composta como a matéria formada por átomos de elementos quíA substância que é formada por átomos de um único elemento químico (denomina-se elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), ou seja, o mesmo número de prótons) é denominada substância simples
parte mais facil de entender abaixo;
Substâncias puras simples ou substâncias simples são aquelas constituídas por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico. Como exemplos, temos os gases nobres (hélio (He), argônio (Ar), neônio (Ne), criptônio (Kr), xenônio (Xe), etc.); o gás nitrogênio (N2), formado por átomos de nitrogênio; o gás ozônio (O3), formado por átomos de oxigênio; o fósforo (P4), formado por átomos de fósforo; o gás hidrogênio (H2), formado por átomos de hidrogênio; o gás oxigênio (O2), formado por átomos de oxigênio; dentre As substâncias simples podem ser classificadas como monoatômicas, diatômicas, triatômicas e por aí vai, dependendo da quantidade de átomos que a molécula apresenta. A seguir serão apresentados alguns exemplos de cada uma dessas classificações.
Substâncias monoatômicas: possuem apenas um átomo na molécula, como é o caso dos gases nobres, que se apresentam de maneira isolada na natureza, por exemplo, o xenônio (Xe), o argônio (Ar), o hélio (He). Podemos citar, também como exemplo, alguns metais, como o alumínio (Al), o ferro (Fe), dentre outros.
Substâncias diatômicas: possuem apenas dois átomos na molécula, caso dos halogênios, como o gás cloro (Cl2), o gás nitrogênio (N2), o gás oxigênio (O2), o gás bromo (Br2). Podemos citar, também, outros compostos presentes no ar, como o gás hidrogênio (H2), dentre outros.
Substâncias triatômicas: possuem apenas três átomos na molécula, como é o caso do gás ozônio (O3).
Substâncias tetratômicas: possuem apenas quatro átomos na molécula, como é o caso do fósforo (P4).
Substâncias octoatômicas: possuem apenas oito átomos na molécula, como é o caso do enxofre (S8).
Uma característica bem interessante sobre as substâncias simples é que algumas delas podem formar alótropos, como acontece com o carbono (que pode ser encontrado na natureza na forma de diamante ou grafite), o oxigênio (que pode ser encontrado na natureza na forma de gás oxigênio ou ozônio), o fósforo (que pode ser encontrado na natureza como fósforo branco ou fósforo vermelho) e o enxofre (que pode ser encontrado na natureza como enxofre ortorrômbico, ou simplesmente rômbico, ou como enxofre monocíclico).
Substâncias compostas
As substâncias puras compostas, ou substâncias compostas, são aquelas constituídas por moléculas que contêm dois ou mais elementos químicos diferentes. Como exemplos, temos a água (H2O), formada por átomos de hidrogênio e oxigênio; o metano (CH4), formado por átomos de carbono e hidrogênio; o cloreto de sódio (NaCl), formado por átomos de sódio e cloro; o ácido clorídrico (HCl), formado por átomos de hidrogênio e cloro; o gás cianídrico (HCN), formado por átomos de hidrogênio, carbono e nitrogênio; a amônia (NH3), formada por átomos de nitrogênio e hidrogênio; dentre outros.
O mais interessante das substâncias compostas é que elas podem ser decompostas em substâncias menores e mais simples. Para conseguir alcançar esse objetivo, pode-se aplicar uma corrente elétrica sobre a substância fundida e, com isso, através da reação de oxirredução, obteremos substâncias simples. Este processo é conhecido como eletrólise ígnea. Abaixo temos um exemplo desse tipo de reação química, bastante estudado na eletroquímica. É a eletrólise aquosa do sulfato de cobre (CuSO4 (aq)).
CuSO4 (aq) + H2O (l) → 2 H+ (aq) + SO42- (aq) + Cu (s) + ½ O2 (g)
Explicação: