alguém pode me ajudar qual é a origem da festas populares carnaval Natal ano novo e como é a festa
Soluções para a tarefa
Resposta:
CARNAVAL
O Carnaval é uma tradicional festa popular realizada em diferentes locais do mundo, sendo a mais celebrada no Brasil. Apesar do forte secularismo presente no Carnaval, a festa é tradicionalmente ligada ao catolicismo, uma vez que sua celebração antecede a Quaresma. O Carnaval não é uma invenção brasileira, pois sua origem remonta à Antiguidade.
Alguns estudiosos entendem o Carnaval como uma festa cristã, pois sua origem, na forma como entendemos a festa atualmente, tem relação direta com o jejum quaresmal. Isso não impede que sejam traçadas as origens históricas que nos mostram a influência que o Carnaval sofreu de outras festas que existiam na Antiguidade.
Na Babilônia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como Carnaval. O que havia de comum nas duas festas e que está ligado ao Carnaval era o caráter de subversão de papéis sociais: a transformação temporária do prisioneiro em rei e a humilhação do rei frente ao seu deus. Possivelmente a subversão de papéis sociais no Carnaval, como os homens vestirem-se de mulheres e outras práticas semelhantes, é associável a essa tradição mesopotâmica.
Havia ainda, em Roma, a Saturnália e a Lupercália. A primeira ocorria no solstício de inverno, em dezembro, e a segunda, em fevereiro, que seria o mês das divindades infernais, mas também das purificações. Tais festas duravam dias, com comidas, bebidas e danças. Os papéis sociais também eram invertidos temporariamente, com os escravos colocando-se nos locais de seus senhores, e estes colocando-se no papel de escravos.
NATAL
O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro.
Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu. Por exemplo, a expressão "cidade natal" indica a cidade onde um determinado indivíduo nasceu. A palavra "natal" significa "do nascimento".
O Natal é a data em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Durante muitos anos após seu nascimento, essa comemoração era feita em dias diferentes, pois não se sabia a data exata de seu nascimento.
Foi somente no século IV que se estabeleceu a comemoração do natal no dia 25 de dezembro, pelo Papa Julius.
Além da inexistência de documentos históricos que confirmem a data de nascimento de Cristo, uma das explicações para a escolha do dia 25 eram as festas pagãs que costumavam ser realizadas nesse dia.
Essa era a data em que os romanos comemoravam o solstício de inverno. A celebração era uma homenagem ao Deus Sol (natalis invicti solis) e era o momento em que os romanos pediam por fartura.
Anos mais tarde, o Deus Sol foi substituído por Mitra, um Deus da mitologia grega.
Além desses rituais, outra celebração que pode ter influenciado a definição da data do Natal é o Yule ou Jól, uma comemoração realizada pelos nórdicos da Era Viking, também em celebração ao solstício de inverno.
Acredita-se que a escolha do dia 25, portanto, era uma forma de conseguir mais adeptos ao cristianismo, utilizando-se de algumas referências dos rituais pagãos.
ANO NOVO
O Réveillon é a comemoração da passagem de ano do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro do ano seguinte. A palavra veio do francês e significa “despertar” ou “retomar”, em referência à nova etapa de uma vida que se inicia
No início, a Mesopotâmia === Há mais de 4 mil anos, a passagem do tempo era contada pelas estações do ano e o homem já celebrava a chegada de um novo ciclo. E tal qual os rituais de hoje, para atrair prosperidade e saúde, os cultos de 4 mil anos atrás pediam alimento e fartura.
O primeiro registro de celebração de “ano novo” foi na Mesopotâmia (atuais Iraque, Kuwait, Síria e Turquia), e acontecia no fim do inverno e início da primavera, época em que se iniciava uma nova safra de plantação – entre o dia 22 e 23 de março, data do início da primavera no Hemisfério Norte.
Com a introdução do chamado “Calendário Gregoriano” em 1582 (imposto pelo Papa Gregório XIII), o primeiro dia do novo ano passou a ser 1º de janeiro. Réveillon === Só no século XVII, na França, surgiu o termo réveillon – que significa “acordar” em francês. Ele representava festas da nobreza que duravam a noite toda.
Com a decadência da nobreza francesa a palavra passou a ser sinônimo de festa de véspera de Ano Novo. No Brasil, a festa francesa também foi adota pela nobreza e se misturou ao sincretismo religioso.
Na década de 1970 usar roupas brancas na festa de Ano Novo se tornou comum no Brasil, quando membros do Candomblé passaram a fazer suas oferendas na praia de Copacabana. Pessoas que passavam pela praia e viam o ritual, acharam bonito o branco – e adotaram a vestimenta.
Explicação: