Alguém pode me ajudar com uma questão?
ESPARTA
Localizada na região da Lacônia, na península do Peloponeso, a pólis de Esparta foi fundada pelos dórios, durante o Período Homérico. Quando se formaram os demos, os aristocratas consolidaram-se como grupo social mais amplo, com grandes, médios e pequenos proprietários rurais.
A sociedade espartana compunha-se de três camadas. Os esparciatas (ou espartanos), descendentes diretos dos dórios; educados desde a infância para aperfeiçoar habilidades militares, encarregavam-se da política e da guerra. O grupo dos periecos abrangia os habitantes da periferia da cidade, artesãos, comerciantes e camponeses. Eram homens livres, mas sem direitos políticos, não recebiam a educação militar espartana. Na base estavam os hilotas (escravos ou servos), que pertenciam ao Estado, utilizados nas mais diferentes tarefas. Servia as famílias dos esparciatas, principalmente na zona rural, mas não podiam ser vendidos. Era a maioria da população, trabalhavam intensamente e eram expostos a muitas humilhações. Eram frequentes as revoltas dos hilotas, e para contê-las, o exercito espartano promovia periódicos massacres contra esse grupo, que serviam também como exercício de guerra para os mais jovens.
A forma de governo em Esparta foi a Diarquia, ou seja, haviam dois reis, que desempenhavam também funções religiosas e controle de atividades militares. As funções políticas mais importantes eram exercidas por órgãos decisórios, como a Gerúsia, um conselho formado por espartanos com mais de 60 anos que elaborava as leis. Outra instituição era a Ápela, uma assembleia de espartanos com mais de 30 anos que votavam as leis. Os Éforos, junta formada por cinco cidadãos eleitos pela Ápelas por um ano, controlavam a vida econômica da cidade, fiscalizavam as atividades dos reis, presidiam as reuniões da Gerúsia, podiam votar projetos de lei, possuíam poderes judiciais podendo banir estrangeiros, condenar periecos à morte sem julgamento. O mandato dos Éforos era curto para evitar que abusos de poder.
A sociedade espartana tinha como característica principal a atividade militar. Os meninos, filhos dos cidadãos espartanos eram separados dos pais aos oito anos de idade para treinamento militar, que era considerado completo aos 18 anos, quando era considerado apto para servir como hoplita, o soldado espartano, que estava em “estado de guerra” constante. Assim, Esparta constituiu um exercito poderoso e muito bem treinado.
Questão: Qual era a principal característica de Esparta? Justifique sua resposta.
Obrigado quem me ajudar! :D <3
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Esparta foi uma das principais pólis da Grécia Antiga, o que justifica a política exercida na mesma, a mesma deixa claro os aspectos militares o que ajudou a conquista de um apogeu de guerras.Em relação as caracteristicas hierarquicas são fruto de uma ideologia predominante em seu contexto social.
YosugaNoSora:
Obrigado pela sua resposta.
Perguntas interessantes
História,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás