Química, perguntado por wellfs, 1 ano atrás

ALGUÉM PODE ME AJUDAR COM ESSA QUESTÃO? (PUC - RS/1-2001) Considerando-se o cátion de um átomo ―X‖ que apresenta 11 prótons, 12 nêutrons e 10 elétrons, pode-se afirmar que tal cátion
A) pode ser representado por X2+. B) é maior que o átomo X. C) apresenta número atômico igual a 10. D) é isoeletrônico do ânion O2-. E) apresenta configuração eletrônica semelhante ao gás nobre argônio. 13)

Soluções para a tarefa

Respondido por alsm62660
6
Boa noite.
Vamos lá.

Resolução.
a) F
Se o elemento tem 11p e 10e, significa que perdeu apenas 1e (carga +1);
b) F
Cátions são menores que seus respectivos átomos;
c) F
Apresenta número atômico (Z) igual a 11;
d) F
O íon tem carga +1 (+1 diferente de -2);
e) Verdadeira!
Distribuição para o íon X⁺¹
1s² 2s² 2p⁶ = Ar (argônio - gás nobre).

Espero ter ajudado.

wellfs: Boa noite,obrigada pela ajuda mas porque não é letra D?  Pois como  diz na questão que o átomo X tem 10 elétrons  não seria ele isoeletrônico do ânion O  -2?    Esse menos antes do X ai em cima n está na questão,foi só um erro de digitação,a questão é essa:(PUC - RS/1-2001) Considerando-se o cátion de um átomo "X" que apresenta 11 prótons, 12 nêutrons e 10 elétrons, pode-se afirmar que tal cátion
alsm62660: Boa noite. Imagina amigo...estamos aqui pra ajudar. Vamos a sua dúvida: o íon O^2- é um ânion, ou seja, ele recebeu dois elétrons para ter configuração de uma gás nobre; no exercício, temos um cátion, ou seja, o átomo X (que se vc observar na TP é o sódio, ele doa, perde um elétron, e tendo a configuração de X^+1. Td ok??
wellfs: Agradeço msm a ajuda mas...vc deu como gabarito letra E,mas acho q se enganou em relação a distribuição do Argônio,pois ele tem número atômico igual a 18, o Neônio é que 10...então não poderia ser a letra E e mais uma vez pergunto pq n pode ser letra D?
alsm62660: A configuração eletrônica que ele cita é relacionada a ter oito elétrons na camada de valência do elemento...td bem, errei o elemento mas o conceito permanece correto.
Respondido por merciaprincesspac9ih
2

Resposta: Letra D, É isoeletrônico do ânion O^-2 (O elevado a menos dois).

Explicação:

a) não pode ser representado por X elevado a +2, pois se o átomo original (neutro) tem 11 prótons, ele tinha tbm 11 elétrons. Se agora ele se tornou um cátion perdendo apenas um elétron ( a própria questão diz que o cátion tem 10 elétrons), ele é um cátion monovalente, isto é, só possui UMA carga (X elevado a +).

b) NÃO é maior que o átomo X, pois cátions apresentam menor número de elétrons em comparação ao átomo que lhe deu origem. Se há menos elétrons, a eletrosfera fica menos negativa o que faz com o que núcleo positivo exerça maior força de atração sobre os elétrons que restaram, diminuindo o diâmetro do átomo. Em outras palavras: os elétrons ficam mais juntinhos do núcleo. Logo, um cátion é menor que o átomo que lhe deu origem e não maior.

c) NÃO apresenta número atômico igual a 10. Apresenta número atômico igual a 11, pois o número atômico é igual ao número de prótons e a questão diz que o número de prótons é 11.

d) é isoeletrônico do ânion O elevado à -2. Espécies isoeletônicas são as que possuem o mesmo número de elétrons entre si. Se o átomo de oxigênio tem 8 prótons precisa de 8 elétrons para ser neutro. Porém, a letra D compara o cátion do elemento “X” ao ânio O^-2 e não ao átomo neutro. Se o oxigênio tinha 8 elétrons e ganhou mais dois, ele fica agora com 10 elétrons, que é o mesmo número de elétrons do cátion do átomo X. Por isso essa é a alternativa correta.

e) NÃO apresenta configuração eletrônica semelhante ao gás nobre argônio, pois esse elemento tem 18 prótons, o que implica dizer que ele tem tbm 18 elétrons. Porém, o cátion do elemento X tem um total de 10 elétrons apenas.

Perguntas interessantes