Biologia, perguntado por mariasilvaplayp4gksa, 11 meses atrás

alguém pode me ajudar a entender isso de uma forma fácil pra mim fazer uma apresentação,é algo simples n precisa ser tão complexo apenas uma explicação básica pra mim entender e poder apresentar

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por kassandranogueiramed
0
Sobre a queratina: Recebe o nome de queratina, ou ceratina, a proteína secundária, de origem animal, composta por cerca de 21 aminoácidos ligados entre si através de ligações de hidrogênio.Essa proteína forma uma camada que envolve as células da epiderme (camada mais externa da pele), de modo a evitar perdas desnecessárias de água e, também, proteger o organismo contra agressões externas, tais como choques mecânicos, radiação solar, ventos e chuvas. As células queratinizadas são mortas, mas, ainda assim, conseguem desempenhar tais funções, primeiro porque detêm microrganismos que auxiliam na retenção de água; depois porque formam uma camada protetora, que evita agressões às células vivas.

Sobre a melanina: Esta substância começa a ser produzida com a função de nos proteger contra os efeitos nocivos dos raios UV, que podem causar graves lesões e até mesmo câncer. É uma substância que dá cor aos nossos pelos e pele, é produzida por células especializadas, denominadas melanócitos. Todos nós apresentamos melanócitos, o que difere é a quantidade de melanina produzida. Uma pessoa de pele negra, por exemplo, apresenta mais melanina que uma pessoa de pele branca.
albinismo é uma doença genética recessiva, onde ocorre uma falha na produção da melanina. Isso explica porque pessoas com essa doença apresentam pele e cabelos brancos. A falha na produção de melanina faz com que as pessoas albinas tenham que ficar constantemente protegidas do Sol. Vale ressaltar que todos, independente de serem albinos ou não, devem usar protetores solares adequados ao seu tipo de pele em toda exposição ao Sol.

O câncer da pele é o tipo de tumor mais incidente na população - cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele. O câncer de pele é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele.

As glândulas sebáceas produzem uma secreção que é uma mistura de lipídios. Essas glândulas são responsáveis por lubrificar a pele e promover uma ação bactericida. Essas glândulas são microscópicas e secretam um tipo de óleo na pele.

As glândulas mamárias, classificadas como exócrinas (secretoras),estão presentes em ambos os sexos de todos os mamíferos. No entanto, a produção de leite ocorre geralmente nas fêmeas. Na espécie humana, o baixo nível do hormônio estradiol nos homens limita o depósito de gordura, assim, o desenvolvimento das mamas fica restrito à papila e aréola.
Cada mama é formada geralmente por 15 a 25 lobos, e cada um desses lobos corresponde a uma glândula. Cada glândula possui uma estrutura de tecido epitelial que secreta leite (parte secretora da glândula), o qual é drenado em uma série de ductos (galactóforos) que se abrem na papila mamária ou mamilo.



Perguntas interessantes