Dolz e Schneuwly (2004) apud Arcine (2017) agrupam os gêneros de acordo com três critérios: domínio social da comunicação a que pertencem, capacidades de linguagem envolvida na produção e compreensão desses gêneros e sua tipologia textual. ARCINE, Raquel de Freitas. Leitura e Produção textual. Maringá: Unicesumar, 2017. Considerando essa organização, leia o texto que segue:
Veja instruções para preencher cada etapa do currículum vitae:
1 - Dados pessoais
O início do currículo deve apresentar o profissional, com nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular, residencial ou para recados) e e-mail. Não é preciso informar o CEP.
2 - Objetivo
Neste tópico, os profissionais precisam escrever de forma direta para que a empresa veja qual é a posição de interesse. Os candidatos não devem colocar diversos objetivos juntos.
3 - Resumo de qualificações
É importante que os candidatos aproveitem esse espaço para colocar informações positivas sobre sua carreira. O objetivo é chamar atenção para que o recrutador leia o currículo até o final. Nesse item, o profissional deve pensar quais habilidades, conhecimentos e experiências que ele possui seriam positivos para a posição e companhia. A partir dessa resposta, é possível selecionar o que será colocado no resumo.
4 - Formação acadêmica
O candidato deve colocar o último grau de escolaridade que possui, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante. Profissionais com MBA, pós-graduação ou curso técnico devem mencioná-los. A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano ou previsão de término.
5 - Experiência profissional
Candidato sem experiência pode citar eventuais trabalhos em empresa júnior ou no centro acadêmico da faculdade, colocando as atribuições e responsabilidades que tinha.
6 - Cursos complementares
Cursos extracurriculares ou de curta duração e workshops podem ser informados. É importante mencionar o nome da instituição, mês e ano de início e término e carga horária.
[...]
Disponível em: < http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/07/veja-como-montar-um-curriculo-para-conseguir-o-primeiro-emprego.html>. Acesso em 30 set 2018.
Agora, assinale a alternativa que apresenta o aspecto tipológico ao qual o texto pertence.
Alternativas
Alternativa 1:
Expor.
Alternativa 2:
Narrar.
Alternativa 3:
Relatar.
Alternativa 4:
Argumentar.
Alternativa 5:
Descrever ações, passos.
Soluções para a tarefa
Olá,
Alternativa correta: Alternativa 5: Descrever ações, passos.
Dolz e Schneuwly, baseados em perspectivas sócio-cognitivista-interacionista contidos na produção de textos, enfatizam o uso interacional da língua, considerando que as atividades ou produções de linguagem, atendem a necessidade de aprendizagem e de desenvolvimento humano, e as habilidades do usuário da língua.
Desenvolveram uma sequência didática para gêneros literários, que difere em aspectos da tradicional, construindo agrupamentos em situações reais e cotidianas, que atendem a três critérios: o objetivo social, as diferenças tipológicas e gêneros relativamente homogêneos.
A organização tipológica, quando instruímos algo, como no exemplo de como elaborar um curriculum vitae, é de descrever ações, uma regulação de comportamentos. Para elaborar um currículo, usaremos a forma de relatar, que é a representação discursiva de experiências vividas e situadas no tempo.