Português, perguntado por Shazam1507, 5 meses atrás

Alguém pode me ajudar a achar a alguma autoridade falando que a vacina contra a Covid é obrigatória pode ser "qualquer autoridade" ministros e tal. É para um trabalho de Língua Portuguesa me ajudem por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por isabelly124080
1

Resposta: afinal, eu sou obrigado (a) a tomar a vacina da COVID-19? Hoje responderei essa pergunta, bem como falarei sobre como surgiu o movimento antivacina.

 

História

O ano é 1903, quando Oswaldo Cruz, cientista e médico brasileiro, assume o cargo de Diretor Geral da Saúde Pública no país, enfrentando seu primeiro desafio: controlar a epidemia da Febre Amarela no Brasil. Após entender como a capital cubana, Havana, havia erradicado a doença, Oswaldo Cruz implementa um sistema de pulverização, a fim de matar o mosquito transmissor, além de isolar os doentes, atitudes consideradas polêmicas na época, mas que se demonstraram efetivas.

A epidemia da Febre Amarela foi controlada, apontando para o próximo desafio: a varíola. Na época, o único medicamento existente para o combate à varíola era a vacina, novidade entre os brasileiros, embora já fabricada na Europa há algumas décadas (criada em 1789).

Embora a ideia de utilizar a vacina como método de controle da doença não tenha sido bem recebida pela população brasileira, o Congresso Nacional aprova, em 1904, a Lei 92/1904, tornando obrigatória a vacinação. Agentes do governo iniciaram a vacinação forçada dos cidadãos, indo até suas casas para obrigá-los a receber o tratamento. A população se revolta com a decisão, iniciando o movimento antivacina. Toda a vacina é obrigatória?

Desde 1973, o Brasil conta com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o qual inclusive é reconhecido internacionalmente. A eficácia do PNI pode ser percebida por meio dos resultados obtidos com a erradicação da varíola e da poliomielite no país, além da redução dos casos e mortes derivadas do sarampo, da rubéola, do tétano, da difteria e da coqueluche.

A Portaria nº 597 de 2004, do Ministério da Saúde, estabelece, em seu art. 3º, que as vacinas previstas no calendário do PNI são de carácter obrigatório, sendo que sua comprovação será realizada mediante atestado de vacinação (art. 4º). Ainda, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também prevê que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias” (art. 14, §1º, do ECA).

O PNI define os calendários de vacinação considerando a situação epidemiológica, o risco, a vulnerabilidade e as especificidades sociais, com orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e povos indígenas.

Explicação: epero ter ajudado <3

Perguntas interessantes