Português, perguntado por Luszsz, 1 ano atrás

Alguém pode fazer uma redação de português para mim sobre o bullying?
Pode ser bem simples.
Só precisa ter: 4 linhas de introdução
8 de desenvolvimento e
6 de conclusão.

Soluções para a tarefa

Respondido por ceciliago2mes
1

Bullying

Bullying é um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma intencional e continuada, de um individuo, ou grupo contra outro(s) individuo(s), ou grupo(s), sem motivo claro. A palavra “Bullying” é de origem inglesa.

O Bullying começa com o sentimento de superioridade do agressor e geralmente ocorre entre adolescentes quando os mesmos são mais susceptíveis ou vulneráveis às agressões verbais ou morais que lhes causam angústia e dor, principalmente quando ocorrido em ambiente escolar traduzindo-se como uma forma de exclusão social.

O Bullying pode desencadear alguns problemas de saúde tais como a anorexia, bulimia, depressão, ansiedade e até mesmo em casos extremos o suicídio, que infelizmente é mais comum do que o desejável, muitos desses jovens são traumatizados e levem com sigo as marcas do Bullying pela vida inteira.

Quando alguém diz que seu cabelo está bagunçado ou sua maquiagem borrada imediatamente você procura um espelho para corrigir erro. Agora imagine várias pessoas, porque o Bullying normalmente é praticado por um grupo de alunos contra apenas uma individuo considerado fora dos padrões estabelecidos, falando mal de sua aparência ou por sua condição intelectual não importando o que você tente fazer para mudar. O Bullying pode durar dias, meses, anos...

Pesquisas mostram que 20% dos casos de Bullying as pessoas são simultaneamente vitimas e agressoras, por tanto, em determinados momentos cometem agressões porem também são vitimas de assedio escolar pela turma. Á pratica do Bullying normalmente ocorre longe da supervisão de adultos e a maior parte das vitimas não buscam ajuda nem relatam as agressões.

  Adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar, além de poderem sofrer abusos em casa e liberarem toda a sua raiva sobre colegas menos fortes do que eles.

No Brasil, a palavra “Bullying” é utilizada principalmente em relação aos atos agressivos entre alunos e/ou grupos de alunos nas escolas. Até pouco tempo, o que hoje reconhecemos como Bullying, era visto como fatos isolados, “briguinhas de criança”, e normalmente família e escola não tomavam atitude nenhuma a respeito.

Atualmente o Bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com conseqüências sérias, tanto para vítimas, quanto para agressores.

As formas de agressão entre alunos são as mais diversas, como empurrões, pontapés, insultos, espalhar histórias humilhantes, mentiras para implicar a vítima a situações vexatórias, inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens (inclusive pela internet), ameaças (enviar mensagens, por exemplo), e a exclusão.

Entre os meninos, os ataques mais comuns são as físicas. Ainda que não efetivada a agressão, os agressores costumam ameaçar, meter medo em suas vítimas.

Já as meninas agressoras costumam espalhar rumores mentirosos, ou ameaçarem e espalharem segredos para causar mal-estar.

As ameaças podem vir acompanhadas de extorsão, chantagem para obter dinheiro, sobretudo com alunos de 5ª e 6ª série.

Tanto vítimas, quanto agressores podem sofrer consequências psicológicas desta situação de abuso, porém o que normalmente acontece, é que todas as atenções dos responsáveis (pais e professores) se voltem para o agressor, visto como um marginal em potencial, e a vítima é esquecida.

O Bullying atrapalha inclusive a aprendizagem, sendo que normalmente os agressores são as crianças com maior porcentagem de reprovação.

Os casos de agressão, que acontecem por um período maior devem ser encaminhadas para atendimento psicológico.

Perguntas interessantes