Alguém pode fazer um poema sobre o setembro amarelo
Soluções para a tarefa
Resposta:
observo as linhas da minha mão
correndo águas
a linha do amor do dinheiro
qual será a linha
da loucura
o rio de traços finos
falhos
tremidos
que revelam a mente sã
ensandecida
qual será a linha da loucura
na palma da minha vida
qual será a veia herdada
vendo a marca infligida
qual será a linha
louca
que corta o rio
da minha mão
da minha mãe
por quem fui
parida
doze horas em trabalho
de partida
só pra nascer
com o carimbo da mão
em linha
enlouquecida
qual será
essa
loucura
costurada
essa linha
desmedida
essa
palma
bordada
eu olho os rios da minha mão
e enlouqueço
calada
Resposta:
A vida é preciosa e sempre é preciso valorizá-la.
Nesse sentido, valorizar a preciosidade de viver é também discorrer acerca da importância de falar sobre a prevenção do suicídio. A campanha #SetembroAmarelo, no mundo, no Brasil e na Fazia Poesia, nasce desta motivação: a de informar sobre o suicídio, prática que infeliz e comumente é movida pela depressão. Os casos são inúmeros, notórios e crescentes à medida que os anos passam. Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre jovens de 15 e 19 anos, o suicídio tem se apresentado como a segunda maior causa de morte e, todos os anos, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida. Mas, mesmo diante dos fatos, barreiras são levantadas quando se tenta falar sobre o problema.
Há cinco anos, nós, editores, autores e poetas da FP, compactuamos e encorajamos essa conversa. Pensando, então, que a poesia pode, sim, ser um condutor para esse diálogo e lembrando a todo instante que é sempre preciso carinho com as dores das pessoas e cautela no trato do problema, manifestamos nossa solidariedade e anunciamos o início da campanha #SetembroAmarelo 2020 na Fazia Poesia.
Diferente dos anos anteriores, desta vez nós realizaremos uma chamada para que qualquer pessoa possa contribuir com a campanha, e não apenas os poetas da equipe interna de poetas da Fazia Poesia.
Durante todo o mês de setembro, vamos nos debruçar sobre o tema de prevenção de suicídio, recebendo e publicando poemas que possuem como base essa temática referente à campanha Setembro Amarelo.