Alguém PELO AMOR DE DEUS RESUME ISSO PFV, QUE MINHA TIA MANDO RESUMIR UM CAPÍTULO INTEIRO E EU NÃO TENHO CAPACIDADE PRA RESUMIR NEM UM PARÁGRAFO E É DE TEABALHO PRA SEGUNDA
A Monarquia Constitucional
Em 1791, a Assembleia Nacional aprovou uma constituição, que incor porou a perda dos privilégios do clero e da nobreza e limitou o poder do rei ins tituindo a Monarquia Constitucional. O rei já não tinha mais o poder de fazer e aprovar leis. Com isso, chegava ao fim a monarquia absolutista na França.
Outros privilégios, porém, foram criados; por exemplo, o voto passou a ser censitário, ou seja, somente os cida dãos que possuissem uma certa renda podiam votar. Camponeses, artesãos, operários e mulheres, que represen tavam cerca de 85% da população, foram excluidos do direito de voto. Essa situação atendia aos interesses da burguesia, que agora liderava o processo revolucionário.
A Constituição desagradou profundamente ao rei da França. Ele, então, se aliou aos reis da Áustria e da Prússia (parte da atual Alemanha) e a uma parte da nobreza e do alto clero francês indignada com a perda de privilégios. Aliadas, essas forças montaram
um exército e invadiram a França. A Assembleia declarou "a pátria em perigo", e o povo pegou em armas para defen der seu país. O rei fugiu acompanhado de sua familia, mas foi reconhecido e preso. Populares se juntaram ao exército francès, que, com isso, ganhou forças para vencer os estrangeiros na Batalha de Valmy, em 20 de setembro de 1792.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Monarquia Constitucional
Explicação:
Em 1971 uma nova constituição foi feita pela Assembleia Nacional, transformando a monarquia absolutista em constitucional, limitando os poderes e privilégios do rei, do clero e da nobreza.
Mesmo excluindo alguns privilégios, outros foram criados pela nova constituição, entre eles uma renda mínima para o direito a voto, sendo que 85% da população não podia votar, atendendo ao interesse da parcela mínima que estava no controle da revolução
A nova constituição não agradou o rei, que aliou-se aos reis da Áustria e da Prússia, a uma parte da nobreza e ao alto clero, criou um exército, que invadiu a França. Durante a invasão o rei tenta fugir, mas é capturado. A Assembleia declarou “a pátria em perigo”, convocou populares para ao exército e venceu os invasores em setembro de 1792.