Ed. Física, perguntado por may345mhcm, 1 ano atrás

alguém me dar um resumo de fundamentação teórica do lazer?

Soluções para a tarefa

Respondido por pedro241189
2
Atualmente, vem sendo cada vez mais reconhecida a relevância do lazer como uma esfera essencial da vida do ser humano, momento esse que possibilita o desenvolvimento da pessoa no plano social, educacional e cultural.

    Nesse passo, ao recorrer aos estudos de Marcellino (2008, p. 10), é possível observar que se faz necessário compreender o lazer não apenas como uma vivência voltada para a diversão e para o entretenimento consumista, mas sim, é indispensável remetê-lo ao processo de políticas públicas, o qual, portanto, configura-se como um direito social, assim como a educação, saúde, trabalho e a moradia.

    Com isso, destaca-se o surgimento do campo denominado de “Estudos do Lazer”, que se configura como uma área multidisciplinar (ISAYAMA, 2010), que pode favorecer práticas interdisciplinares entre os profissionais das diferentes áreas que se dedicam a sua análise e reflexão (MONTENEGRO, 2012).

    Peixoto (2007) e Mascarenhas (2004) revelam que o lazer tem sido estudado por diversas áreas de conhecimento. A primeira identificou dezesseis campos do saber que tem produzido academicamente sobre o lazer, são eles a Sociologia, Direito, Filosofia, Etimologia, História, Geografia, Administração, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Matemática, Enfermagem, Turismo e Hotelaria, Educação Física, Antropologia, Pedagogia e a Psicologia.

    Por sua vez, Mascarenhas (2004) afirma que o lazer é abordado como uma área de produção científica por diversos campos de conhecimento e por vários grupos de pesquisa no Brasil, o que explicita o seu crescimento e a sua importância na vida social.

    Nesse contexto, emerge e difunde-se a discussão sobre o lazer, que deixa de ser compreendido apenas como um privilégio de algumas pessoas, passando a ganhar novos olhares e horizontes. Assim, destaca-se que o mesmo vem sendo pensado como ponto de partida para se analisar a própria sociedade e seus valores, já que não pode ser desvinculado de outros planos da vida social (ISAYAMA, 2010). Em decorrência disso, a formação de profissionais para atuar nesse campo de estudos e intervenções surge como preocupação central de estudantes, profissionais e pesquisa

Perguntas interessantes