História, perguntado por bloxcasopp, 4 meses atrás


ALGUEM ME AJUDAR COM O RESUMO SOBRE (INDEPENDÊNCIA DO HAITI )

Independência do Haiti Influenciados pela Revolução Francesa, milhares de escravizados e liber- tos rebelaram-se contra o domínio colonial francês e passaram a lutar pela independência de São Domingos. Assim, o historiador Cyril L. R. James (1901- -1989), fazendo uma comparação com a Revolução Francesa, chamou esses revolucionários de jacobinos negros. As primeiras lutas começaram sob a liderança do ex-escravizado Toussaint L'Ouverture, em 1791. Durante o período em que foi escravizado em uma fazenda, L'Ouverture aprendeu a ler e a escrever. Isso lhe permitiu entrar em contato com ideais liberais provenientes da França revolucionária.​

Soluções para a tarefa

Respondido por loudmatosao
0

Resposta:A Independência do Haiti da metrópole francesa ocorreu em 1804, após uma sangrenta batalha na ilha antilhana, em que a população branca foi exterminada pelos escravos que haviam se revoltado. Além de se tornar o primeiro país independente das Américas, o Haiti foi também o primeiro país a abolir a escravidão de suas fronteiras.

A adoção dos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade pelos revoltosos e a radicalidade das ações nas lutas pela independência levaram os líderes do movimento a serem conhecidos como Jacobinos Negros, em alusão ao grupo que comandou a Convenção Nacional, durante a Revolução Francesa, entre os anos de 1792 e 1795.

Denominada como ilha de São Domingo, a região havia sido conquistada pelos europeus logo após a chegada de Cristóvão Colombo, em 1492 – o conquistador genovês havia batizado a ilha de Hispaniola. A população nativa foi exterminada da ilha, sendo que o trabalho escravo foi adotado ainda no século XVI para a produção de produtos tropicais para alimentar o mercado colonial, principalmente a produção de açúcar. A ilha de São Domingo começou a ser ocupada, em sua porção ocidental, pelos franceses em fins do século XVII e, em 1697, um tratado entre espanhóis e franceses garantiu a posse do local para estes últimos. A partir daí se tornaria a principal fonte de riqueza da exploração colonial francesa, sendo produzidas várias mercadorias, com destaque ao açúcar. São Domingo produzia quase dois terços do açúcar comercializado no mundo nas décadas que antecederam o processo de independência.

Explicação:

Perguntas interessantes