alguém me ajudaaaaaaaaaaaa 1 pergunta só olha o texto
Os termos ‘colônia de exploração’ e ‘colônia de povoamento’ ainda são amplamente utilizados. Nessa perspectiva, as chamadas colônias de exploração são o resultado do esforço econômico coordenado pelos novos Estados modernos; as colônias se constituem em instrumento de poder das respectivas metrópoles. [...] É neste contexto, e só neste contexto, que se torna possível compreender o modo como se organizam nas colônias as atividades produzidas e as suas implicações sobre os demais setores da vida social.” NOVAIS, Fernando, citado por BICALHO, Maria Fernanda. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (Orgs). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p.77-78.
É possível afirmar que o Brasil constituía uma colônia de exploração e, como afirma o texto, é apenas dessa forma que podemos compreender as atividades coloniais. Considerando o texto acima e seus conhecimentos, responda:
a) Qual foi a principal atividade econômica adotada no Brasil nas primeiras décadas do século XVI? E a mão de obra nela empregada? Relacione as interações entre os grupos envolvidos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No decorrer do processo de colonização do Brasil, observamos que a economia baseada no latifúndio, na monocultura, na exportação e na mão-de-obra escrava foi predominante durante todo esse período. O mais claro exemplo onde contemplamos esse tipo de experiência econômica está presente na economia açucareira desenvolvida desde o século XVI.
Explicação:
certa forma, esse modelo de desenvolvimento econômico impediu a diversificação da economia brasileira. O Brasil conviveu historicamente com a formação de pequenas elites agro-exporatodoras responsáveis por subjugar todo espaço de exploração econômica do país a um modelo visivelmente limitador. Conforme alguns historiadores, esse seria o principal “sentido da colonização” brasileira.primeiras atividades complementares implementadas na colônia foram o cultivo da mandioca e atividades pecuaristas. A mandioca era um item alimentar primordial entre os colonos, principalmente os escravos. Sua importância era tamanha que a Coroa Portuguesa chegou a exigir que parte das terras dos senhores de engenho fosse destinada a esse tipo de cultura. Muitos deles não aceitavam perder recursos e mão-de-obra nesse tipo de atividade, tendo em vista os melhores lucros obtidos na exploração açucareira.