ALGUEM ME AJUDA, TENHO QUE ENTREGAR HOJE DE MANHÃ
2) Marque C (Correta) ou I (Incorreta) nas afirmativas abaixo relacionadas à República Velha.
( ) A constituição de 1891 estabelecia que o Brasil era uma República unitária, parlamentarista, com
sufrágio universal para ambos os sexos.
( ) Através do voto de cabresto, os coronéis controlavam o eleitorado regional e obtinham vantagens
políticas e socioeconômicas do governo.
( ) O Tenentismo, na década de 1920, defendia reformas políticas e sociais que reduzissem o poderio dos
coronéis nas diversas regiões do país.
( A Revolta da Vacina foi o repúdio popular à imposição do governo quanto à vacinação, quando
graves problemas econômicos, desemprego e moradia afligiam o povo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A (i)
B (c)
C (c)
D (c)
Explicação
A>>"A Constituição de 1891 introduziu eleições diretas e o direito de voto, não secreto, a todos os brasileiros natos ou naturalizados do sexo masculino, maiores de 21 anos e alfabetizados. Os republicanos históricos esperavam que fossem, então, eliminadas as antigas barreiras econômicas e políticas, e um amplo eleitorado poderia, teoricamente, exprimir livremente sua escolha."
QUEIRÓS, Maria I. P., O Coronelismo numa interpretação sociológica. IN: Bóris Fausto (Coord.). História da Civilização Brasileira. São Paulo, Difel, 1975, t.3, v.1, p. 155.
B>>O voto de cabresto foi a ferramenta utilizada pelos coronéis para controlar o voto popular, por meio de abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais, sendo o povo coagido a votar nele ou no seu candidato. Eram verdadeiros espaços de mando e desmando, onde a decisão dos coronéis locais determinavam a ação da população.
C>>O coronelismo foi prática comum no Brasil durante a República Velha e permitiu o fortalecimento das oligarquias e também a opressão da população através da força dos coronéis.
principal movimento de oposição à República Oligárquica durante a década de 1920 foi o Tenentismo. Formado principalmente por oficiais de baixa patente, o tenentismo opôs-se à atuação política da oligarquia que comandava o poder político brasileiro, bem como à situação em que se encontrava internamente o exército.
D>>Reformas urbanas: a expulsão dos pobres do centro do Rio
O ponto central para se compreender a Revolta da Vacina é saber o que estava acontecendo no Brasil naqueles anos iniciais do século XX. A população da cidade do Rio de Janeiro, que no fim do Império era cerca de 500 mil habitantes, cresceu em torno de 40% em menos de duas décadas, atingindo cerca de 700 mil pessoas em 1904.
Após a Proclamação da República, cresceu a migração interna. Milhares de brasileiros vieram de estados em crise ou mesmo do Vale do Rio Paraíba, interior do Rio – onde as fazendas de café passavam por uma crise – para tentar a vida na capital. Houve também enorme entrada de migrantes do exterior, em especial portugueses e italianos. O aumento populacional, sem uma sem uma melhoria na infraestrutura da cidade e sem que houvesse emprego suficiente, gerou o aumento da criminalidade e a queda na qualidade de vida que já não era das melhores. Vadiagem, alcoolismo e prostituição também se intensificaram.