História, perguntado por nuneixmanuela, 10 meses atrás

Alguém me ajuda pfvr, é pra sexta. ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por fernanda3443
0

Resposta:

Império Carolíngio

O Império Carolíngio (800-888) tem seu nome derivado de Carolus (do latim, Carlos) e designa o Reino Franco que ocupou a região da Europa central (coincidindo com o antigo Império Romano do Ocidente, um território de aproximadamente 1.112.000 km² e cerca de 20 milhões de pessoas).

A formação deste império está na gênese dos processos de constituição da sociedade feudal, bem como foi responsável pela expansão do Cristianismo pela Europa.

Principais Características

A principal característica política administrativa do Império Carolíngio foi a distribuições de terras entre os oficiais e soldados mais leais à realeza, mediante um juramento de fidelidade ao Imperador. Consequentemente, isso criou uma intensa regionalização do poder, ao possibilitar o estabelecimento de uma influente nobreza regional.

Esta elevação era adquirida pelos títulos de nobreza, como o de Condes, Guardiões dos Condados e Marqueses, defensores das Marcas, regiões fronteiriças do Império. Estes dotes chegavam centenas de condados e marcas, donde a administração do vasto território era realizada pela administração itinerante da corte do imperador. Ela se deslocava pelo território, bem, como pelos missi dominici (do latim, enviados do senhor), responsáveis por fiscalizar as atividades da nobreza.

Outra característica notável foi o fortalecimento dos laços de servidão responsáveis pela transformação de homens livres em servos ligados a terra em que viviam. Este sistema possibilitou um grande desenvolvimento rural e agrícola, tornando essas atividades à base da economia, com várias feiras e mercados nos centros urbanos europeus.

Perguntas interessantes