Alguém me ajuda pfvr
Soluções para a tarefa
Resposta:
Reforma protestante:
A Reforma Protestante foi a grande transformação religiosa da época moderna, pois rompeu a unidade do Cristianismo no Ocidente.
No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica. Atualmente, luteranos de todo mundo comemoram neste dia o "Dia da Reforma Protestante".
Em 2017, a Reforma Protestante fez 500 anos.
O processo de centralização monárquica que dominava a Europa desde o final da Idade Média, tornou tensa a relação entre reis e Igreja. Até este momento, a Igreja Católica centralizava o domínio espiritual sobre a população e do poder político-administrativo dos reinos.
A Igreja - possuidora de grandes extensões de terra - recebia tributos feudais controlados em Roma pelo Papa. Com o fortalecimento do Estado Nacional Absolutista, essa prática passou a ser questionada pelos monarcas que desejavam reter estes impostos no reino.
Os camponeses também estavam descontentes com a Igreja. Na Alemanha, os mosteiros e bispados possuíam imensas propriedades. Muitas vezes, os bispos e os abades viviam às custas dos trabalhadores da cidade e dos campos.
A Igreja condenava as práticas capitalistas nascentes, entre elas a "usura" - a cobrança de juros por empréstimos - considerada pecado. Defendia a comercialização sem direito a lucro e o "justo preço". Isto reduzia o poder de investimento da burguesia mercantil e manufatureira.
Contra reforma católica:
Para alcançar êxito no propósito dessa reforma católica, um dos meios foi reativar o Tribunal do Santo Ofício, mais conhecido como a Inquisição, criada no século XII. Esse tribunal julgava os considerados hereges, muitos deles filósofos e cientistas.
Dentre as ferramentas usadas contra as práticas contrárias ao dogma católico estão:
a condenação de tortura e morte na fogueira aos considerados culpados;
a criação do Index Librorum Prohibitorum (Índice de Livros Proibidos).
O Índex, que consistia numa lista de livros proibidos considerados imorais pela Igreja, eram queimados e seus criadores perseguidos.
A reação da Igreja Católica ao avanço da reforma protestante deu-se, ainda, através da Companhia de Jesus, criada em 1534 por Inácio de Loyola.
Chamados de jesuítas, seus membros ficaram também conhecidos como “soldados de Cristo” e, por meio, do ensino e da catequese, divulgavam a fé católica.
Igualmente, reafirmou certos dogmas que foram rechaçados por Martinho Lutero como a presença real de Cristo na Eucaristia e a veneração aos santos, entre outros. Desta forma, se dava uma resposta à Reforma Protestante iniciada em 1517.
Explicação:
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.