Alguém me ajuda pfv, é urgente
1.Nesse texto, uma notícia de jornal, ocorrem sequências textuais de vários tipos. Classifique as sequências abaixo de acordo com sua tipologia. Justifique sua resposta.
a)“Cerca de três mil pessoas do Distrito Federal alimentam-se do que é jogado fora nos contêineres dos supermercados e nas lixeiras das casas”.
b)“Na mesa, há carne cozida, feijão e arroz. Salada de repolho, cenoura e couve-flor, além de frutas, como manga, mamão e banana”.
c)“Maria Zélia veio do município de Petrolândia (PE) para o DF no ano passado com toda a família. Buscava emprego. Não conseguiu vaga nem de diarista em casa de família e optou por sair pelas ruas remexendo lixo”.
d)“Faz silêncio no local. O único barulho que se ouve é o choro de Luciano Alves, 7 anos. Caçula de seis irmãos...”
e)“No Distrito Federal, pelo menos três mil pessoas comem alimentos do lixo”.
2.Nas sequências narrativas, o locutor principal (o dono da voz) pode abrir espaço para que outras vozes também se manifestem. Aponte as vozes presentes no texto, indicando as marcas gráfica e/ou linguísticas que as caracterizam.
3.O pronome isso, que aparece duas vezes no último parágrafo, tem caráter anafórico, isto é, sua função é a de retomar segmentos textuais anteriormente expressos. Que elementos do texto são recuperados em suas duas ocorrências no último parágrafo?
4. Uma das características das sequências narrativas é a temporalidade, que gramaticalmente, pode ser assinalada por advébios e expressões adverbiais, os advérvios podem ser interpretadospor si sós ou em referência a outros elementos presntes no texto.
No trecho: “ Faltam 15 minutod para as quatro da tarde e só agora será servido o almoço na casa da pernambucana Maria Zélia da Sila...”
a) a que momento faz referência o advérbio ‘agora’?
5. As indicações de tempo não são apenas assinaladas por advérbios. Ao exprimirem os fatos, os verbos os situam no tempo, podendo até indicar se o processo já se iniciou, se está para iniciar, se já foi ou não concluído, se ainda está ocorrendo, etc.
a) No trecho: “ As panelas acabaram de sair do fogão...”A que momento se faz referência por meio da forma verbal?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Nesse texto, uma notícia de jornal, ocorrem sequências textuais de vários tipos. Classifique as sequências abaixo de acordo com sua tipologia. Justifique sua resposta.
a) “Cerca de três mil pessoas do Distrito Federal alimentam-se do que é jogado fora nos contêineres dos supermercados e nas lixeiras das casas”.
Tipologia Expositiva, pois está sendo usada uma linguagem clara e direta, há informações e dado de referência para assim expor o tema.
b) “Na mesa, há carne cozida, feijão e arroz. Salada de repolho, cenoura e couve-flor, além de frutas, como manga, mamão e banana”.
Tipologia Descritiva, pois além de estar descrevendo o que tem para comer, está apontando os principais atributos e aspectos daquilo.
c) “Maria Zélia veio do município de Petrolândia (PE) para o DF no ano passado com toda a família. Buscava emprego. Não conseguiu vaga nem de diarista em casa de família e optou por sair pelas ruas remexendo lixo”.
Tipologia Narrativa, porque está narrando à história de Maria Zélia. Também há a de uma personagem principal (Maria Zélia), indicação do local onde se passa o fato ocorrido e revela uma sequência de acontecimentos.
d) “Faz silêncio no local. O único barulho que se ouve é o choro de Luciano Alves, 7 anos. Caçula de seis irmãos...”
Tipologia Narrativa está narrando um acontecimento.
e) “No Distrito Federal, pelo menos três mil pessoas comem alimentos do lixo”.
Tipologia Expositiva, pois está fazendo o uso de dados para informar o leitor, além disso, está usando uma enumeração para facilitar a compreensão do tema e da gravidade da situação.
2. Nas sequências narrativas, o locutor principal (o dono da voz) pode abrir espaço para que outras vozes também se manifestem. Aponte as vozes presentes no texto, indicando as marcas gráfica e/ou linguísticas que as caracterizam.
“A gente cata papelão para vender. Mas não tem como sobreviver disso. Para meus filhos não passarem fome, comecei a pegar alimentos do lixo” e “Na minha terra, pobre não faz isso. Já pensou se meus parentes lá em Pernambuco ficam sabendo que eu vim pra Brasília comer lixo?”.
3. O pronome “isso”, que aparece duas vezes no último parágrafo, tem caráter anafórico, isto é, sua função é a de retomar segmentos textuais anteriormente expressos. Que elementos do texto são recuperados em suas duas ocorrências no último parágrafo?
O termo que indica que três mil pessoas infelizmente alimentam-se de lixo e que Maria Zélia é obrigada a servir comida encontrada no lixo para seus filhos.
4. Uma das características das sequências narrativas é a temporalidade, que gramaticalmente, pode ser assinalada por advérbios e expressões adverbiais, os advérbios podem ser interpretados por si sós ou em referência a outros elementos presentes no texto. No trecho: “Faltam 15 minutos para as quatro da tarde e só agora será servido o almoço na casa da pernambucana Maria Zélia da Sila...”.
a) a que momento faz referência o advérbio ‘agora’?
Faz referência ao horário tardio que está sendo servido o almoço.
5. As indicações de tempo não são apenas assinaladas por advérbios. Ao exprimirem os fatos, os verbos os situam no tempo, podendo até indicar se o processo já se iniciou se está para iniciar, se já foi ou não concluído, se ainda está ocorrendo, etc.
a) No trecho: “As panelas acabaram de sair do fogão”... A que momento se faz referência por meio da forma verbal?
Faz-se referência ao momento que a comida está ficando pronta e está sendo servido o almoço.
Explicação: