Informática, perguntado por fabianodias73, 6 meses atrás

alguém me ajuda nesta questão de SEGURANÇA DE DADOS E INFORMAÇÃO????

1° As funções Hash podem ser desfeitas, ou seja, é possível saber qual foi a mensagem que originou o hash?

Soluções para a tarefa

Respondido por marciojunior0709
1

Resposta:

Uma função de dispersão criptográfica ou função hash criptográfica é uma função hash considerada praticamente impossível de inverter, isto é, de recriar o valor de entrada utilizando somente o valor de dispersão. Essas funções hash unidirecionais têm sido chamadas de "os operários da criptografia moderna".[1] Os dados de entrada costumam ser chamados de mensagem, e o valor de dispersão mensagem resumida ou simplesmente resumo.

Uma função criptográfica de embaralhamento (especificamente, SHA-1) funcionando. Note que mesmo pequenas mudanças no código-fonte alteram drasticamente a saída do resultado, pelo chamado efeito avalanche.

Uma função de dispersão criptográfica deve possuir quatro propriedades principais:

deve ser fácil computar o valor de dispersão para qualquer mensagem

deve ser difícil gerar uma mensagem a partir de seu resumo

deve ser difícil modificar a mensagem sem modificar o seu resumo

deve ser difícil encontrar duas mensagens diferentes com o mesmo resumo.

Funções hash criptográficas possuem várias aplicações em segurança da informação, principalmente em assinatura digital, código de autenticação de mensagem (MACs), e outras formas de autenticação. Elas também podem ser utilizadas como funções hash, para indexar dados em tabelas hash, para impressão digital, para detectar dados duplicados ou identificar arquivos únicos, e como checksum para detectar corrupção de dados acidental. De fato, no contexto da segurança da informação, valores de dispersão criptográficos são às vezes conhecidos como impressão digital, checksums, ou apenas valores de dispersão, apesar de todos esses termos se referirem a funções mais gerais com propriedades e propósitos diferentes.

ESPERO TER AJUDADO!!!!

Respondido por br6303027
0

Uma função de dispersão criptográfica deve possuir quatro propriedades principais:

• Deve ser fácil computar o valor de dispersão para qualquer mensagem.

• Deve ser difícil gerar uma mensagem a partir de seu resumo

• Deve ser difícil modificar a mensagem sem modificar o seu resumo.

• Deve ser difícil encontrar duas mensagens diferentes com o mesmo resumo.

Funções hash criptográficas possuem várias aplicações em segurança da informação, principalmente em assinatura digital, código de autenticação de mensagem (MACs), e outras formas de autenticação.

Elas também podem ser utilizadas como funções hash, para indexar dados em tabelas hash, para impressão digital, para detectar dados duplicados ou identificar arquivos únicos, e como checksum para detectar corrupção de dados acidental. De fato, no contexto da segurança da informação, valores de dispersão criptográficos são às vezes conhecidos como impressão digital, checksums, ou apenas valores de dispersão, apesar de todos esses termos se referirem a funções mais gerais com propriedades e propósitos diferentes.

Olá! Babi aqui,

Espero ter lhe ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes