História, perguntado por Alayneseabragmailcom, 1 ano atrás

alguem me ajuda nessa pergunta porfavor!

Nas últimas décadas, a sociedade brasileira convive com novas perspectivas democráticas,

advindas com o fim da ditadura militar. Duas legislações são fundamentais para

compreendermos a Educação da Nova República, período que se inicia e m 1985 e se estende

até o presente: a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases. As leis a respeito da educação

estão sendo cumpridas no país? Quais os agentes sociais envolvidos no processo educativo?

Esses agentes são os responsáveis por tornar realidade os avanços propostos pelas referidas
leis?

Soluções para a tarefa

Respondido por thaina7887
166

As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) estão sendo cumpridas no país mas não pode-se dizer que na sua integralidade pois ainda há muitos espaços onde essa modernização legislativa não chegou. Os agentes responsáveis por essas mudanças são os governantes, os professores, os administradores escolares mas também a própria sociedade pois o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente aponta que é obrigação da população (além do Estado) garantir o acesso dos menores à vida escolar.


Alayneseabragmailcom: obrigado ❤
Respondido por vanessarizzotto
77

Resposta:

Sim, as leis citadas (Lei de Diretrizes e Bases e a Constituição) estão sendo seguidas no nosso país, contudo ainda há muito que se melhorar, não apenas com a criação de novas leis (como muito acontece no Brasil) mas em seguir regras básicas que já estão descritas nas leis já existentes, Afinal os textos legais tem muitas formas de interpretação, e assim, abre-se muito espaço para falhas, ou até mesmo, falta de mecanismos sociais básicos.  

Os agentes das duas leis citadas são as instituições governamentais (federais, estaduais e municipais), bem como profissionais da área legal e da área educacional, além da própria população, que deve ser agente regulador dos acontecimentos de seu país. E com certeza estes agentes são responsáveis pelos avanços (ou a falta deles), visto que: do governo é obrigação; dos profissionais da educação é dever; e da população é necessidade, mas infelizmente nem todos estão envolvidos a este ponto!

Explicação:

Perguntas interessantes