História, perguntado por ViniSaad, 1 ano atrás

Alguém Me Ajuda?(Nas questões Circuladas...4,5 e 8)...

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por wowderx
0

4. O governo de JK foi marcado pela industrialização e modernização para estimular a economia. O principal ponto de seu governo foi o nacional-desenvolvimentismo. Com a promessa de alavancar “50 anos em 5”, o Plano de Metas deu maior ênfase à infraestrutura do país. JK investiu em setores como energia, transportes, alimentação, indústria de base e educação. Como um marco para seu mandato, construiu Brasília. Houve aumento da produção e, consequentemente, do PIB. Outro projeto marcante foi a construção da rodovia Belém-Brasília. Utilizou-se das empresas e do capital estrangeiro para guinar seus projetos.

5. Jânio Quadros sinalizava para uma política internacional independente, especialmente do alinhamento automático com a política americana e dos conflitos da Guerra Fria. Buscava reatar alianças com países como a China, Cuba e a URSS (países socialistas), chegando a até condecorar Iuri Gagárin (astronauta soviético) e Che Guevara. Seu governo descontentou os civis, militares e a elite, principalmente pelo abalo com as relações com os Estados Unidos e foi um dos prováveis motivos para a renúncia do ex-presidente.

8. Na tentativa de demonstrar a força de seu governo, João Goulart reuniu mais de 150 mil pessoas. Em seu discurso, defendeu as reformas de base e pediu conciliação nacional para que pudesse realizar as mudanças necessárias na Constituição. Do outro lado, os militares alegariam que as reformas de base e as propostas de Jango em mudar a Constituição eram tentativas de instaurar o comunismo no Brasil. Darcy Ribeiro (Ministro-chefe da Casa Civil) e José Serra (até então, presidente da UNE) defenderam o projeto de Jango.  

“Quem tem o povo ao seu lado nada tem a temer” (Leonel Brizola, durante um inflamado discurso no Comício Central).

Perguntas interessantes