Filosofia, perguntado por anonimaadobrainly, 10 meses atrás

alguém me ajuda em filosofia pfv?
(se sim, mandarei a pergunta)

Soluções para a tarefa

Respondido por ThalmonMelo
2

Sim, ajudo-te em filosofia.


anonimaadobrainly: A alteridade é o reconhecimento da diferença, tanto no significado linguistico comum quanto no significado filosófico, pois a alteridade é o que é, por essência e definição, diferente.
anonimaadobrainly: A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular (caracteristicas particulares, modo de pensar, de falar e de agir, pois cada individuo tem as suas próprias experiências de vida e são essas particularidades que nos fazem únicos) e subjetiva (a forma como a pessoa "ve" e interpreta o mundo, em conformidade com as suas experiências de vida).
anonimaadobrainly: Sinônimo de alteridade

Não há, na lingua portuguesa, um correspondente direto da palavra alteridade, porém um correspondente possível de aplicar-se ao termo é a palavra empatia. A palavra empatia do grego empatheia, que significa, literalmente "na paixão". Assim, caminhar em sentido à paixão, na aplicação da palavra, significa reconhecer no outro, de forma apaixonada (no sentido de reconhecer emocionalmente a existência do outro).
anonimaadobrainly: É comum o pensamento de que alteridade e empatia são sinônimas, porém são termos diferentes. Enquanto a empatia refere-se à capacidade de colocar-se no lugar do outro, sentir a dor do outro de maneira imaginária ou por analogia, a alteridade é a capacidade de reconhecer que o outro é daquele jeito porque ele é, essencialmente, diferente de você. Além do reconhecimento da diferença, a alteridade propõe um respeito ético ao outro como ser singular. E na alteridade que surge a tolerância.
anonimaadobrainly: Segundo o sociólogo polonês contemporâneo Zygmunt Bauman, o mundo está cada vez mais fragmentado. A tendência atual é a do individualismo, um estilo de vida que leva ao egoísmo. Nesse sentido, a alteridade encaixa-se em momentos de coletividade, dando lugar à tolerância. Vejamos alguns exemplos de alteridade:
anonimaadobrainly: Imagine que imigrantes e refugiados comecem a entrar em seu pais, passando a habitar a sua cidade. Exercer a alteridade, nesse caso, é reconhecer que aquelas pessoas sofreram e que elas saíram de suas terras natais porque foram obrigadas ou porque queriam levar uma vida digna. Exercer a alteridade, nesse caso, é acolher e oferecer o apoio possível a elas.
anonimaadobrainly: Imagine que você seja praticante de uma religião cristã, de vertente católica. No mundo existem cristãos protestantes, cristãos espiritas, muçulmanos, hindus, candomblecistas etc. A alteridade reside, nesse exemplo, no fato de que você deve reconhecer a história e a individualidade de cada pessoa e respeitar a escolha religiosa dela sem prejulgá-la.
anonimaadobrainly: ESSE É O TEXTO
anonimaadobrainly: agora mandarei a pergunta, e suas alternativas
anonimaadobrainly: Para Milton Santos, temos a ilusão de que vivemos em um mundo sem fronteiras, porque, na realidade, as relações globais:

A)São destinados a todas pessoas do planeta, ela acontece de forma igualitária

B)são reservadas a um pequeno número de agentes, os grandes bancos e empresas transnacionais, alguns Estados, as grandes organizações internacionais.

C)São reservados apenas as grandes potências mundiais
Perguntas interessantes