Biologia, perguntado por felipim05, 1 ano atrás

alguém me ajuda em briófitas e pteridófitas? não estou entendendo o cliclo de reprodução

Soluções para a tarefa

Respondido por wellingtonvcarl
2

Em briófitas o ciclo de reprodução é 2n, ou seja, apresenta 2 fases, uma sexuada e outra assexuada. Na fase sexuada, temos o gametófito que produz os gametas ( um exemplo claro são os musgos) os gametas masculinos possuem flagelos que podem se locomover graças a água, estes flagelos se chamam de anterozoides (masculino). O feminino possui gametas imoveis que se chamam de oosferas.

Quando chove os anterozoides são levados até a oosfera graças a água da chuva, que se unem e formam o zigoto que se desenvolve e forma o esporófito, representando assim a fase assexuada e que produz esporos. Cada esporo quando germinado pode formar uma espécie de broto chamado de protonema que se desenvolve e forma um musgo.



Já nas pteridófitas também acontece os ciclos de reprodução sexuada e assexuada. Vamos ao clássico exemplo da samambaia: é uma planta assexuada produtora de esporos. Por isso, ela representa a fase chamada de esporófito.

Em certas épocas, na superfície inferior das folhas da samambaia, formam-se pontos escuros chamados de soros, onde se produzem os esporos.

Quando os esporos amadurecem, os soros abrem-se, deixando-os cair no solo úmido; cada esporo, então, pode germinar e originar um prótalo, uma plantinha bem pequena em forma de coração. O prótalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito.

No prótalo, formam-se os anterozóides e as oosferas. O anterozóides, deslocando-se em água, nada em direção à oosfera, fecundando-a. Surge, então, o zigoto, que se desenvolve, transformando-se em uma nova samambaia. Quando adulta, esta planta forma soros, iniciando novo ciclo de reprodução.

Este processo de reprodução em um ciclo com uma fase assexuada e outra sexuada denomina-se alternância de gerações.

Perguntas interessantes