Português, perguntado por mariaeduardarf61, 9 meses atrás

alguem me ajuda a fazer uma redaçao(minimo 30 linhas)sobre fake news​

Soluções para a tarefa

Respondido por taianeleite76
13

Resposta:

Explicação:

Recentemente as fake news se tornaram um fenômeno global de grandes proporções e dados alarmantes. Esse termo trata-se literalmente da divulgação de notícias falsas por meio das redes sociais que, com a popularização da internet, podem causar impactos negativos na sociedade.

Com um grande número de usuários, os aplicativos de mensagens instantâneas são os principais responsáveis pela distribuição de conteúdos falsos. Ainda, vale destacar que nesse tipo de prática existem diversas pessoas interessadas, favorecendo a disseminação das fake news.Em diversos momentos da história da humanidade pode-se observar a divulgação de informações falsas tidas como verdade. Contudo, esse fenômeno conhecido como fake news vem ganhando força após a popularização da internet e o domínio das mídias sociais.Atualmente, as notícias falsas viralizam rapidamente ao redor do mundo graças ao poder de compartilhamento das redes sociais. Sendo assim, não são mais apenas grupos minoritários que podem se tornar vítimas, mas sim todos os indivíduos da sociedade que podem, em algum momento, fazer parte desse movimento.


mariaeduardarf61: muito obrigada
taianeleite76: de nada amore
taianeleite76: é um prazer de ajudar
mariaeduardarf61: ❤❤❤
Respondido por esterbraga1580
10

Fake News

Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.

A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente. Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.

Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital. No entanto elas podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras.

Existem grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil encontrar as empresas que atuam nesse segmento, pois elas operam na deep web, ficando oculta ao grande público.

Para disseminar informações falsas, um robô criado pelos programadores desses grupos dissemina o link nas redes. Quanto mais o assunto é mencionado, mais o robô atua, chegando a disparar informações a cada dois segundos, o que é humanamente impossível. Com tamanho volume de disseminação pessoas acabam compartilhando essas informações.  

Em vários casos, a notícia contém uma informação falsa cercada de outras verdadeiras. É principalmente nessas situações que estão escondidos os perigos das fake news, e suas consequências podem ser desastrosas.

Um caso que ficou conhecido e chegou ao extremo foi o da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que morreu após ter sido espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, em 2014. A revolta dos moradores foi em virtude de informações publicadas em uma rede social, com um retrato falado de uma possível sequestradora de crianças para rituais de magia negra. A dona de casa foi confundida com a criminosa e acabou linchada por moradores.

E querendo ou não as chances de uma notícia falsa ser repassada são bem maiores que as de uma notícia verdadeira.

No Brasil, existem agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas fact-checking. Alguns grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de informações.

Perguntas interessantes