alguém faz um resumo pra mim pfvr
Texto: a memória Evanescente
Conta o mestre Capistrano² que teria encontrado um historiador de moral duvidosa a queimar documentos para tornar a sua leitura daquelas fontes imprescindível e definitiva. O tom quase anedotico da narrativa esconde uma questão importante: o documento é a base para o julgamento histórico? Destruídos todos os documentos sobre um determinado período,o que poderia ser dito por um historiador? uma civilização da qual não tivéssemos nenhum vestígio arqueológico,nenhum texto e nenhuma referência por meio de outros povos, seria como uma civilização inexistente para o profissional da história? Ora, se o documento é a pedra fundamental do pensamento histórico, isto nos remete a outra questão: o que é um documento histórico? é notável como o historiador resiste em definir seus conceitos de trabalho, mesmo os fundamentais. Discutir o que consideramos um documento histórico é,na verdade, estabelecer qual a memória que deve ser preservada pela História.
Soluções para a tarefa
Resumo do texto "A memória evanescente" de Leandro Karnal e Flavia Galli Tatsch. O texto faz uma reflexão sobre fontes históricas, sua definição, compreensão e repercussão para os estudiosos de história.
O que é um documento histórico?
O texto "A memória evanescente", busca uma definição para "documentos históricos", enquanto faz uma reflexão sobre o papel do historiador e sua compreensão do que pode ser considerado como referência de construção histórica.
Assim, podemos considerar fontes escritas ou achados arqueológicos, como determinantes de fatos históricos, entretanto, sua consideração de importância reside no fato de ser um "elo" na construção de sentido que o momento presente confere aos fatos ou personagens passados.
Bons estudos!
Saiba mais sobre O que é um documento histórico em: brainly.com.br/tarefa/8225145