Geografia, perguntado por karolynetomaz, 1 ano atrás

Alguém elabore um texto pra mim sobre a questão racial no Brasil. (no mínimo 20 linhas) é pra amanhã. Me ajudeeemm

Soluções para a tarefa

Respondido por thaismscortez
2

        O Brasil é o país com a maior população negra fora da África; são cerca de 80 milhões de pessoas; mas estranhamente não estão nas universidades, não ocupam postos políticos de alto e baixo escalão, não são nem empresários nem grandes proprietários rurais, não figuram nas propagandas, não estão nos postos de comando das Forças Armadas – parecem mesmo não ser coisa alguma, com poucas exceções.Na raiz destas disparidades estão os processos históricos de exploração econômica e humana, cujas estratégias de dominação incluíram dentre outras coisas, a supressão da história do povo oprimido, a queima de seus livros, a destruição de seus monumentos e o desaparecimento de seus heróis, além da obrigatoriedade do aprendizado da história do povo dominante. Ainda que tal processo possa ter sido implantado de forma inconsciente, este foi o modelo usado no processo de escravização dos povos africanos e das populações ameríndias. Seus heróis, seus valores, sua cultura, sua concepção de mundo foram finalmente pulverizados e transformados em matéria prima do folclore.

Por um lado à junção dos negros e mestiços como “afro-descendentes” pode favorecer os últimos, e por outro, pode favorecer os componentes das classes médias nas políticas afirmativas, sobretudo no acesso a universidade, e não atingir os mais necessitados devido à baixa qualidade do ensino público e das precárias condições econômicas e sociais. Políticas sociais universais são mais republicanas e democráticas: conseqüentemente atingiriam prioritariamente os negros e mestiços que são majoritários entre os pobres. Por outro lado requerem investimentos pesados na educação pública de base, enquanto que as cotas para a entrada na universidade são apenas uma “discriminação positiva”, sem custos financeiros, em benefício de um grupo selecionado em detrimento de outros grupos.

Respondido por JuBea
1
A questão racial

Octavio Ianni

A questão racial parece um desafio do presente, mas tem sido permanente. Modifica-se ao acaso das situações, das formas de sociabilidade e dos jogos das forças sociais, mas reitera-se continuamente, modificada mas persistente. Esse é o enigma com o qual defrontam-se uns e outros, intolerantes e tolerantes, discriminados e preconceituosos, segregados e arrogantes, subordinados e dominantes, em todo o mundo. Mais do que tudo isso, a questão racial revela, de forma particularmente evidente, nuançada e estridente, como funciona a fábrica da sociedade, compreendendo identidade e alteridade, diversidade e desigualdade, cooperação e hierarquização, dominação e alienação.

ps: Peguei do meu caderno, minha professora passou a uma semanas atrás.
Perguntas interessantes