alguém consegue traduzir esse texto pra mim Pfvr...!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A chuva clara e transparente No fundo do lago há um atrás. E o lago está sempre cheio de água. E as águas são e não deixam pasarejerito. Mas uma garça cinzenta está de pé sobre ela e, de tempos em tempos, a garça branca tem que abandonar sua busca por comida para comer. Então o pequeno buraco que o buraco. E a chuva cai sobre a terra, molhando as árvores, os animais. um local de garça, a fim de sair e dar uncapped e água vem através dos campos, homens e se a garça branca não estava voando para encontrar comida, nunca vai chover sobre a terra, os homens morreriam de sede e campos Se a garça branca não descansasse no pequeno buraco no lago, estaria chovendo freqüentemente na terra, o riso transbordaria, homens e animais morreriam afogados. Mas a garça branca só deixa passar a água quando sente fome e voa para procurar comida. Estas e muitas outras coisas nos dizem os anciãos da nossa aldeia. E nós, crianças cashinahua, pensamos que o que Moreno Moreno et alii, Cuentos, Madrid, SGEI, 2000 nos dizem é verdade.
A chuva
No céu há um grande lago. E o lago está sempre cheio de água. E as águas são límpidas e transparentes.
No fundo do lago há um buraquinho. Mas uma graça branca está parada sobre este oco e não deixa a água passar.
De vez em quando a garça tem que abandonar seu lar afim de buscar alimentos para comer. Então, o buraquinho fica destapado e a água sai pelo oco. E a chuva cai sobre a terra molhando as arvores, os campos, os homens e os animais.
Se a garça branca não fosse voando buscar comida, nunca choveria sobre a terra, os homens morreriam de sede e os campos se secariam.
Se a garça branca não pousasse sobre o buraquinho do lago, estaria chovendo continuamente sobre a terra, os rios transbordariam e os homens e animais morreriam afogados. Mas a garça branca só deixa passar água quando está com fome e voa para buscar alimentos.
Estas e muitas outras coisas nos contam os nossos anciões da aldeia. E nós, crianças cashinauas, pensamos que é verdade o que nos dizem.