Alguém Bom Em Geografia Pode Me Ajudar Kk
1. Ilustre e explique os tipos de fenômenos climáticos.
2. Faça um resumo sobre o tema: “Aquecimento Global”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)
DisciplinasGabarito Enem
25
Simulador SisuCursos e PlanosBlog DescomplicaTudo Sobre EnemTudo Sobre EnccejaJá sou aluno
Descomplica
Clima e Vegetação
Fenômenos climáticos: um resumo para entrar no clima!
Quais são os principais fenômenos climáticos?
Tipos de clima ao redor do mundo.
Tipos de clima ao redor do mundo.
O clima consiste no comportamento do tempo de um determinado lugar durante um período de tempo longo – em média, 30 anos. Sendo assim, o clima é a sucessão de diferentes tempos; por exemplo, hoje, em uma cidade, o tempo pode estar frio e seco, enquanto na semana que vem o tempo na mesma cidade pode estar quente e úmido; apesar disso, o clima dessa cidade pode ser classificado como quente e seco.
A origem dos climas se deve à conjugação e à ação diferenciada dos fatores climáticos – latitude, altitude, massas de ar, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, vegetação e relevo – que desencadeiam os elementos climáticos – temperatura, umidade, calor e pressão atmosférica – e assim originam climas distintos.
Estes distintos climas podem ser representados a partir de climogramas, isto é, gráficos que destacam as principais características de temperatura e pluviosidade, informações fundamentais para o planejamento social e econômico das regiões. Além disso, devido à ocorrência dos fenômenos climáticos que podem alterar as características naturais dos mesmos, os climas podem sofrer mudanças.
Quais são os principais fenômenos climáticos?
Esquema do fenômeno da inversão térmica
Esquema do fenômeno da inversão térmica
Os fenômenos climáticos são processos naturais intensificados pelo homem que alteram o clima. Também chamados de problemas ambientais, destacam-se os seguintes:
El Niño e La Niña
O El Niño é um fenômeno natural que ocorre num período de aproximadamente dois a sete anos. Refere-se ao aquecimento acima da média (de 3 a 7°C) das águas do oceano Pacífico próximas à Linha do Equador e à redução dos ventos alísios (ventos que sopram de leste para oeste) na região equatorial.
Normalmente, no Hemisfério Sul, os ventos alísios sopram em uma velocidade de média de 15 m/s, aumentando o nível das águas do oceano Pacífico nas proximidades da Austrália, que é 50cm maior do que as proximidades da América do Sul. Além disso, estes ventos provocam correntes que levam as águas superficiais, que são quentes, nesta direção.
Quando o El Niño ocorre, a velocidade dos ventos alísios diminui para aproximadamente 2 m/s e o nível das águas se eleva em direção à América do Sul; as águas superficiais, por não se movimentarem tanto, têm sua temperatura aumentada. O nome “El Niño”, que refere-se ao “menino Jesus”, se deve ao fato deste fenômeno ocorrer no mês de dezembro na costa do Peru, acarretando na queda do número de pescado na região.
Já o fenômeno La Niña ocorre com menos frequência e apresenta características opostas ao El Niño. Quando ocorre, há um resfriamento das águas superficiais do oceano Pacífico na costa peruana.