Biologia, perguntado por Georgie20, 5 meses atrás

ALGUÉM BOM EM BIOLOGIA ME AJUDA!!!!!
1) Por que razão a nomenclatura científica é escrita usando o latim? Por que não usar outra
língua ou mais de uma?
2) “O melhor amigo do homem é o cão (canis familiaris), pois além de leal, é um protetor do
lar”. O que significa o primeiro nome na nomenclatura científica do cão? e o segundo?. Há algo de errado na grafia desse nome? se sim, corrija, se não, apenas comente que está
escrito de forma correta.
3) Cite, em ordem crescente de semelhança, os principais grupos taxonômicos.
4) Cite os reinos biológicos da atual classificação dos seres. Comente o tipo celular de cada, a organização celular, a forma de alimentação e de exemplos de cada.
5) Quais as principais diferenças entre a célula procariótica e a eucariótica? Indique os reinos
que apresentam cada uma delas e comente qual é a mais arcaica/antiga do ponto de vista
evolutivo e por que?

Soluções para a tarefa

Respondido por Luizfelipeandra
10

1) A nomenclatura científica, ou binomial, foi criada por Lineu com o intuito de padronizar a classificação dos seres vivos que eram descritos. Por isso, ele passou a utilizar o Latim nos nomes dos Táxons já que se tratava de uma língua universalmente usada nas publicações científicas.

2) O nome científicos do cachorro (Canis familiaris) é composto por dois termos, sendo o primeiro chamado de Epíteto genérico (Canis), representando o gênero do animal, e o segundo chamado de Epíteto específico (familiaris).

A espécie do organismo é representada pela junção dos dois epítetos, sendo que é obrigatório o epíteto genérico estar capitalizado e o específico estar em letras minúsculas. Além disso, todo nome científicos deve ser escrito em itálico ou subilinhado. Portanto, o correto seria Canis familiares ou Canis familiaris.

3) Existem diversos grupos taxonômicos distintos, mas podemos citar os Filos em ordem crescente de semelhança: Porifera, Cnidaria, Platelmintes, Nematoda, Molusca, Annelida, Arthropoda, Echinodermata, Chordata.

4) Existem 5 reinos atuais em que os organismos são classificados. São eles:

  • Animalia: Eucarionte, pluricelular, heterotróficos. (Exemplo: Humanos)
  • Plantae: Eucarionte, pluricelular, autotróficos. (Exemplo: Gramínea)
  • Fungi: Eucarionte, pluricelular, heterotróficos por absorção. (Exemplo: Champignon)
  • Protista: Eucarionte, unicelular ou pluricelular, autotróficos ou heterotróficos. (Exemplo: Alga)
  • Monera: Procarionte, unicelular, heterotróficos. (Exemplo: Escherichia coli)

5) A célula procariótica não possui nenhuma membrana que reveste o núcleo, enquanto a célula eucariótica possui essa membrana nuclear, ou seja, o DNA dos procariontes fica disperso no citoplasma e dos eucariontes fica aguardado no núcleo.

Os organismos eucariontes estão presentes nos Reinos Animalia, Plantae, Fungi e Protista, enquanto que os procariontes aparecem somente no reino Monera.

Além de não possuir uma membrana nuclear, os organismos procariontes não apresentam nenhuma organela membranosa, tais como as mitocôndrias, os retículos e os vacúolos. Isso significa que os procariontes tem uma estrutura menos complexa que a dos eucariontes, e por isso pode ser considerada mais "arcaica".

Perguntas interessantes