Filosofia, perguntado por JohnzF10, 10 meses atrás

Alguém ajuda? (Matéria filosofia)

1) Kierkegaard e Nietzsche são conhecidos como filósofos existencialistas, contudo a moral cristã é um ponto em que há clara discordância na filosofia dos dois autores. Argumente sobre estas diferenças entre as abordagens teóricas.

2) Explique a relação entre os conceitos de vontade de potência, mundo e homem na filosofia nietzschiana.

3) Quais são as relações possíveis entre os conceitos de vida e vontade de votencia?

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
3

1) Entre os dois filósofos, encontramos um Nietzsche afirmando que  o cristão é o modelo de vida decadente, sendo que foi o sacerdote quem realizou esse  “milagre da falsificação”.

Em compensação, veremos um Kierkegaard audaz, criticando a todo o momento o cristianismo das massas, ou ainda, com seus próprios  termos, "cristianismo de diáspora", aquele que impera "triunfalsamente”.

Nietzsche diz só ter existido um cristão, sendo que ele morreu na cruz. Kierkegaard diz que devemos seguir Jesus, uma vez que podemos segui lo até o céu.  

Se existem diferenças drásticas entre os autores, o oposto também é verdadeiro. Kierkegaard alimenta sua fé pelo "criador", enquanto Nietzsche propõe uma  fé no homem, no “super-homem”, enquanto que ambos buscam a superação do homem.

2) Nietzsche dizia que nós temos uma vontade constante, uma vontade de potência, de poder e é essa vontade que iria conduzir os homens sábios a um patamar evolutivo muito maior, que é o Além-do-Homem.

3) Em Nietzsche, o conceito de vontade de potência é elemento constitutivo do mundo e, ao mesmo tempo,

parâmetro no procedimento investigatório de sua origem.  

Essa vontade de  potência tanto pode afirmar como negar a vida, como força ativa ou reativa,  e é por isso que Nietzsche afirma que o mundo é definido por forças, em  constante jogo e que o homem comanda e comandado por elas.

Assim,  homem e mundo não podem esvaziar-se desse processo de luta, ao  contrário, pois se fundamentam por meio dessa vontade de potência.

Bons estudos!

Perguntas interessantes