Alexandre um jovem cientista Brasileiro pesquisou durante um ano uma comunidade indígena que habita o Brasil e a Venezuela os yanomami, índios caçadores agricultores. Nesse período observou aspectos do cotidiano e das práticas culturais desse grupo.do ponto de vista dos procedimentos técnicos o cientista fez uso de qual modalidade de pesquisa pesquisa documental pesquisa ação pesquisa experimental pesquisa bibliográfica estudo de caso
Soluções para a tarefa
Olá!
Alexandre, ao passar um ano pesquisando a comunidade indígena Yanomami, que habita o Brasil e a Venezuela, observando aspectos do cotidiano e das práticas culturais desse grupo, realizou um estudo de caso.
Este tipo de pesquisa é realizada, entre outros profissionais, também por cientistas sociais. Alexandre, ao analisar uma comunidade indígena, provavelmente é um antropólogo, área que compõem as Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia). O estudo de caso é um método qualitativo que contribui para compreender melhor os fenômenos individuais, os processos organizacionais e políticos de uma sociedade. Ele envolve abordagens específicas de coletas e análises de dados, como observações, entrevistas, questionários, etc., e é necessário quando o objeto de estudo não pode ser estudado fora do contexto onde ocorre naturalmente. Ele também não pode ser realizado num breve espaço de tempo, por ser um tipo de estudo amplo e exaustivo.
As outras formas de pesquisa, sucintamente falando são:
- Pesquisa Documental: é uma pesquisa qualitativa, geralmente presente na área de humanas, que inicia-se com uma seleção bibliográfica ampla a partir de documentos contemporâneos ou retrospectivos, considerados cientificamente autênticos. A diferença para uma pesquisa bibliográfica é que na pesquisa documental ainda não houve um filtro analítico, e os materiais podem mudar de acordo com os objetivos da pesquisa.
- Pesquisa-ação: geralmente utilizada em projetos de pesquisa educacional. Nesse tipo de pesquisa, o pesquisador intervém dentro da problemática que ele analisa, mobilizando os participantes e construindo novos saberes. Dessa forma, tanto pesquisador quanto pesquisados passam a ter uma visão crítica e reflexiva sobre si mesmos. Possui três pontos principais, que a tornam inovadora: caráter participativo, impulso democrático e contribuição à mudança social.
- Pesquisa experimental: tem como finalidade dizer de que modo ou por quais motivos um fenômeno é produzido, envolvendo grupos de controle, seleção aleatória e manipulação de variáveis. Buscam-se generalizações por meio de técnicas de coleta de amostragem realizadas durante a experiência. Neste tipo de pesquisa, o pesquisador é um agente ativo, e não um observador passivo.
- Pesquisa bibliográfica: utiliza diversas fontes teóricas possíveis, visando levantar o conhecimento disponível sobre as teorias, a fim de analisar, produzir ou explicar o objeto que está sendo investigado. Visa conhecer a literatura já existente, formular uma proposta ou pressuposto sobre determinado assunto e ainda comprovar ou refutar o pressuposto inicial com base a bibliografia utilizada. Geralmente é realizada através de uma revisão de literatura.
São por estes motivos que Alexandre, observando aspectos do cotidiano e das práticas culturais dos Yanomamis, passando um ano entre eles, realizou um estudo de caso dessa comunidade indígena, e não outra forma de pesquisa.
Espero ter ajudado! Bons estudos!