Além dos conceitos de agonista e antagonista, o farmacêutico precisa entender a diferença entre potência e eficácia. Potência refere-se a quantidade de fármaco necessária para resultar em um efeito, enquanto eficácia indica a resposta máxima que pode ser obtida com o fármaco. Com base nas definições apresentadas acima, considere a seguinte situação: para obter o mesmo efeito analgésico, o indivíduo pode fazer uso de 10 mg de naproxeno ou 100 mg de ibuprofeno. Avalie e identifique qual das alternativas abaixo descreve a natureza do naproxeno e do ibuprofeno.
Soluções para a tarefa
Respondido por
49
o naproxeno é mais potente que ibuprofeno.
Respondido por
14
A resposta mais é que o naproxeno é mais potente que o ibuprofeno, por isso se usa menos dele do que do ibuprofeno para o mesmo efeito, mas a resposta é um pouco mais complicada.
Um medicamento só age quando ele atinge uma determinada concentração plasmática e há uma boa quantidade de receptores no tecido em que esse medicamento deve agir.
O ibuprofeno é metabolizado mais facilmente pelo fígado e existem menos receptores para ele, já o naproxeno é metabolizado mais lentamente e as células possuem bem mais receptores para ele.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/21498725
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás