Além da Questão Militar, o Império do Brasil também teve problemas com a Igreja
Católica. Por meio da análise da charge a seguir, explique brevemente a relação entre
a Igreja Católica e o governo imperial na segunda metade do século XIX.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nesse período, havia um acordo entre o Império do Brasil e o Vaticano, onde o pontífice autorizava o imperador sustentar e nomear clérigos aqui no Brasil. Só que em 1864, quando o papa Pio IX enviou uma bula que determinava, entre outras coisas, que todos os católicos envolvidos com a prática da maçonaria fossem imediatamente excomungados da Igreja. O anúncio acabou atingindo diretamente Dom Pedro II, que integrava os quadros da instituição censurada, pois vários historiadores afirmar que D. Pedro II era maçon.
Explicação:
Como D. Pedro II não expulsou os maçons do país, ele entrou em crise com a Igreja Católica, perdendo seu apoio.
A Questão Religiosa ocorreu quando o Papa Pio IX decretou a Bula Syllabus, em que todos os maçons não eram bem vindos nas missas e eventos católicos. Porém, graças à Constituição Brasileira de 1824, membros da Igreja julgariam os decretos papais que chegassem ao Brasil, e este decreto não foi aprovado. Tal ação gerou um mal-estar com a Igreja e um afastamento entre a instituição e o Imperador.
Segundo Reinado
Os bispos de Olinda e Belém, que insistiram em cumprir a ordem do Papa, foram presos e Dom Pedro II perdeu o apoio da Igreja Católica.
Segundo o decreto, os membros da ordem eclesiástica católica deveriam julgar a maçonaria como algo do mal. Esta medida buscava combater o aumento da importância política da maçonaria no século XIX e a perda da influência da Igreja.
Confira mais informações sobre a Questão Religiosa aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/47560593
#SPJ2