Alem da Guerra de Reconquista, quais outros fatores contribuiram para fortalecer o Condado por
tucalense e, posteriormente, o Reino de Portugal?
2 - Com o auxílio do seu livro didático ou da internet, responda as questões a respeito da Revolução de
Avis, conflito politico e bélico ocorrido entre 1383 e 1385. que envolveu o Reino de Portugal e o Reino
de Castela.
a) Estabeleça uma relação entre a morte de D. Fernando I, rei de Portugal e a Revolução de Avis.
b) De que maneira a independência de Portugal estava ameaçada com a morte de D. Fernando I?
c) Quais eram os interesses e o posicionamento da nobreza e da burguesia frente a essa
questão?
d) Quais as consequências da Revolução de Avis?
Soluções para a tarefa
Resposta:A) Com a morte de Dom Fernando I, em 1383, a herdeira do trono, Beatriz, estava casada Dom Juan I de Castela. Este reivindicou para si mesmo e para a esposa, a coroa de Portugal.
D) A Revolução de Avis, também conhecida como Crise de 1383, refere-se à sucessão de eventos e conflitos que aconteceram em Portugal e que resultaram no fim da Dinastia Afonsina e no começo da Dinastia de Avis. Essa revolução resultou na coroação de João, Mestre de Avis, como D. João I e rei de Portugal no ano de 1385.
B) Com apoio da nobreza castelhana, descontente com rei de castela que matou o antecessor, Fernando chegou a ser aclamado rei em diversas cidades
C) Nobreza- Apoiava a União com o reino de Castela
Burguesia- não desejava a União com o reino de Castela
Explicação:
Resposta:
a - Se relacionam na medida que a Revolução de Avis foi impulsionada pela morte de Dom Fernando I, que morreu sem deixar herdeiros legítimos, fazendo com que grupos políticos associados com diferentes casas nobres de Portugal e Castela entrassem em conflito.
b - Estava ameaçada pela possibilidade de que subisse ao trono uma casa nobre comprometida com os interesses de Castela, de modo que o país passaria então a ser governado, efetivamente, por nobres "estrangeiros".
c - Os diferentes grupos da nobreza e da burguesia buscaram defender os seus próprios interesses, com nobres apoiando um dos dois grupos e o mesmo acontecendo entre os burgueses.
d - Sua principal consequência foi o fortalecimento do Estado Português, o que mais tarde permitiu a prática da colonização das Américas.
Explicação: