Alegoria é a exposição de um pensamento sob forma figurada. O texto lido é uma representação alegórica de que?
Soluções para a tarefa
Olá,
O enunciado está incompleto, mas realizando uma busca pude encontrar o restante, que é um trecho da obra Macunaíma, de Mário de Andrade. Confira a seguir:
"Então Macunaíma enxergou numa lapa bem no meio do rio uma cova cheia d’água. E a cova era que-nem a marca dum pé-gigante. Abicaram. O herói depois de muitos gritos por causa do frio da água entrou na cova e se lavou inteirinho. Mas a água era encantada porque aquele buraco na lapa era marca do pezão do Sumé, do tempo em que andava pregando o evangelho de Jesus pra indiada brasileira. Quando o herói saiu do banho estava branco louro e de olhos azuizinhos, água lavara o pretume dele. E ninguém não seria capaz mais de indicar nele um filho da tribo retinta dos Tapanhumas. Nem bem Jiguê percebeu o milagre, se atirou na marca do pezão do Sumé. Porém, a água já estava muito suja da negrura do herói e por mais que Jiguê esfregasse feito maluco atirando água pra todos os lados só conseguiu ficar da cor do bronze novo (...)
— Olhe, mano Jiguê, branco você ficou não, porém pretume foi-se e antes fanhoso que sem nariz.
Maanape então é que foi se lavar, mas Jiguê esborrifava toda a água encantada pra fora da cova. Tinha só um bocado lá no fundo e Maanape conseguiu molhar só a palma dos pés e das mãos. Por isso ficou negro bem filho da tribo dos Tapanhumas. Só que as palmas das mãos e dos pés dele são vermelhas por terem se limpado na água santa. "
Resposta: o texto fala claramente das "mudanças étnicas", o que podemos considerar o surgimento das raças. A medida que avança, o trecho de Macunaíma fala das características físicas dos personagens, da cor dos olhos, dos cabelos e dos diversos tons de pele existentes.
Isso mostra que, na obra, é tratado o início da diferenciação entre os seres humanos, um período onde diversas etnias foram se desenvolvendo e obtendo características que as diferenciou umas das outras.
Espero ter ajudado!