História, perguntado por juliaalmeidastt, 9 meses atrás

Ajudem por favor!

Se os governantes investissem em educação financeira e projetos para combater a desigualdade social, oferecendo oficinas de aprendizagem, a desigualdade permanecerá ou poderá ser revertida. Explique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por jf783518
1

Resposta:

]A educação, a economia e a desigualdade estão intimamente relacionadas. Nenhum país se torna próspero e avançado sem investir em educação. Segundo a OCDE, nosso PIB poderia ser 7 vezes maior com mais investimento no ensino básico. Coreia do Sul, Vietnã e Portugal são exemplo de países que conseguiram parte do sucesso econômico graças à educação, que é essencial para formação das lideranças. Uma empresa de headhunting mostrou que 60% dos recrutadores têm dificuldade em encontrar profissionais. Já do outro lado, países ricos têm mais recursos para investir em escolas, creches e universidades e, assim, criam uma bola de neve virtuosa: mais educação de qualidade leva a mais riqueza, que leva a mais investimento em educação e nas ciências.

O que dizer sobre educação e desigualdade? Dependendo do serviço oferecido, a educação pode aumentar ou diminuir a desigualdade. Uma linha teórica diz que a educação é ;a grande equalizadora;, colocando pobres e ricos em pé de igualdade na competição por melhores oportunidades. No mundo real, isso só acontece em sociedades que conseguem oferecer educação de excelência para todos. Do contrário, os sistemas educacionais funcionam como mais um ator de reprodução da desigualdade, já que os ricos têm as melhores oportunidades educacionais. Ao mesmo tempo, é mais fácil ter bons resultados educacionais em sociedades homogêneas. Isso explica parte do sucesso da Suécia, do Canadá, da Estônia, da Finlândia.

Explicação:Mais alguma coisa

Perguntas interessantes