(Ajudem please, é pra amanhã)
Explique como se forma uma ligação iônica, usando como exemplo a ligação entre o sódio e o oxigênio.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Ligação iônica é uma ligação química que se estabelece entre um metal (que tem tendência em doar elétrons, tornando-se um cátion = íon de carga positiva) e um ametal (que tem tendência em receber elétrons, tornando-se um ânion = íon de carga negativa). Neste tipo de ligação formam-se compostos iônicos.
O que mantém os íons unidos é a força eletrostática entre carga positiva (cátion) e carga negativa (ânion).
Neste caso, temos o Na (sódio) que é um metal pertencente a família 1A da tabela periódica, portanto, possui um elétron na última camada (também conhecida como camada de valência). E o O (oxigênio), uma ametal pertencente a família 6A, portanto, possui seis elétrons na última camada.
Como os átomos procuram perder ou ganhar elétrons para atingir a estabilidade química igual a dos gases nobres, que é possuir 8 elétrons na última camada (Regra do Octeto), com exceção do He, o Na precisará doar um elétron enquanto que o O precisará receber 2 elétrons. Dessa forma, o Na irá doar um elétron para o O
Mas como o O precisa receber dois elétrons, será preciso dois átomos de Na, assim, cada átomo de Na doa um elétron, resultando em dois elétrons recebidos pelo O. Logo, atingindo a estabilidade química.
A fórmula molecular será: Na2O
Veja o anexo
Obs.: Os íons que doam elétrons ficam com Nox (número de oxidação) positivo, enquanto que os que recebem ficam com Nox negativo.