História, perguntado por jose015, 9 meses atrás

AJUDEEEM, É URGENTE!

[...] A maioria do eleitorado brasileiro reside e vota nos municípios do interior. E no interior o elemento rural predomina sobre o urbano. Esse elemento rural, como já notamos, é paupérrimo. São, pois, os fazendeiros e chefes locais que custeiam as despesas do alistamento e da eleição. Sem dinheiro e sem interesse direto, o roceiro não faria o menor sacrifício nesse sentido. Documentos, transporte, alojamento, refeições, dias de trabalho perdidos e até roupa, calçado, chapéu para o dia da eleição, tudo é pago pelos mentores políticos empenhados na sua qualificação e comparecimento. [...]
LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. 7. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

O texto descreve o sistema de votação vigente no Brasil durante a República Velha, que

a) independia dos interesses da elite, pois o voto era secreto e o eleitor era livre para votar.

b) era subaproveitado pela população, que utilizava o voto secreto para subverter a ordem dos coronéis.

c) visava garantir algum controle dos coronéis e das elites locais sobre o resultado das eleições.

d) funcionava por meio da moderação dos coronéis nos seus currais eleitorais, o que evitava a manipulação dos resultados.

e) era ineficaz nas zonas rurais das pequenas cidades, pois trazia poucos benefícios aos eleitores nos pleitos.

Soluções para a tarefa

Respondido por joshuaferman12
5

Resposta:(C) VISAVA GARANTIR algum controle dos coronéis e das elites locais sobre o resultados das eleiçoes

Explicação:O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo. Ou seja a manipulação é presente nesse contexto sendo que os chefes é coronéis ou seja a (elite) que financia tudo sabendo que mais tarde eles ganharia um poder (prefeito ou governante é etc) que dessem alguma vántagem política que pudesse trazer lucro nos seu negócios como fazenda....indústria mercado ou etc...zerar os impostos de seus negócios....enfim essa é a minha opinião não sei se tá certo mas eu prefiro que vc escute outra opinião além da minha


joshuaferman12: Marca como melhor resposta é deixa o like
Respondido por litorsouza
0

O sistema eleitoral da República Velha buscava, por meio dos coronéis, garantir o controle das elites agrárias sobre o resultado das votações. Portanto, está correta a alternativa c.

Na República Velha prevalecia nas eleições aqueles candidatos cujos interesses fossem favoráveis às elites agrárias brasileiras. Os coronéis do interior do país usavam de suas posses para influenciar ou mesmo intimidar os indivíduos de sua região a votarem de acordo com o que desejava.

O poder dos coronéis estavam associados à suas terras, que muitas vezes eram posto de trabalho de muitos dos indivíduos mais pobres da região. Além da pressão financeira, muitos coronéis usavam de seu poder bélico para aterrorizar a população.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/39468325

Anexos:
Perguntas interessantes