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CRIASIONISMO E EVOLUCIONISMO
1- Quais são as duas teorias mais aceitas sobre a origem do ser humano?
2- Defendida à teoria escrita por Charles Darwin com relação à origem do homem?
3- O que é criacionismo?
4-Qual é a opinião de Darwin, em relação ao macaco?
5-Pode-se dizer que o criacionismo caracteriza-se pela defesa do seguinte argumento:
a) todas as espécies de seres vivos existentes evoluíram ao logo do tempo, seguindo as leis da
seleção natural.
b) a vida, o universo e todos os seres existentes não passaram a existir do nada sem que
houvesse um ser superior e eterno que os tivesse concebido inteligentemente.
c) o desenvolvimento da vida e das grande diversidade de seres vivos independe de algo externo
à materialidade da existência.
d) nenhum ser vivo pode ser tido como membro de uma espécie independentemente das leis da
seleção natural.
e) Richard Dawkins, zoólogo britânico, contribui atualmente para o endosso do criacionismo, haja
vista que acredita na existência de um lógica sobrenatural no curso da vida na Terra.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Obviamente, Criacionismo e Evolucionismo.
2) Darwin afirmava que as espécies são criadas e exterminadas a partir do "princípio da tentativa e do erro"; seres vivos superiores desenvolvem-se, assim, a partir de formas menores. A evolução, que tem como base esse princípio, foi também considerada válida para os seres humanos.
3) O criacionismo em um sentido amplo é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e/ou o universo são a criação de um agente sobrenatural. No entanto, seu uso moderno é restrito à rejeição da evolução biológica, por motivação religiosa.
4) Darwin nunca disse ou escreveu tal coisa. A Teoria da Evolução explica que homem e macacos descendem de um ancestral comum. Este ancestral não foi nem homem nem macaco. Este ancestral durante o processo evolutivo dividiu se em ramos, um para o gênero em que se encontram os macacos e outro para o gênero Homo.
5) Letra B
O criacionismo, ainda que tenha correntes divergentes em seu interior, tem como pressuposto básico a existência de um ser superior e eterno (Deus) que teria criado ex nihil (do nada) toda a realidade existente, seja a material, intuída pelos sentidos e inteligida pela consciência, seja espiritual.