AJUDAAAAAA;;
fatores explicam a crise feudal?
Soluções para a tarefa
Resposta:
ESPERO TER AJUDADO;
Explicação:
O feudalismo foi o sistema político e econômico da Idade Média. Ele entrou em vigor na Europa a partir do século V, quando os povos germânicos passaram a invadir o Império Romano.
Vários foram os fatores que impulsionaram o feudalismo como, por exemplo, o êxodo urbano. Como haviam muitas invasões, as pessoas preferiam sair das cidades e morar no interior.
Esse foi um dos motivos que fizeram com que o feudo (propriedade, lote de terra) fosse valorizado e por isso todo o sistema feudal tem grandes protagonistas os senhores feudais, que tinham a posse de terra.
Além disso, com a chegada dos germânicos, os setores político, social e econômico do Império Romano do Ocidente passou a ser desintegrado, o que resultou no enfraquecimento comercial e diminuição de várias atividades.
A crise do feudalismo resultou de várias transformações que ocorreram na Europa, entre elas, estão:
Volta das relações comerciais – impulsionada pelas expedições militares (As Cruzadas) que buscavam conquistar e ocupar alguns territórios sagrados, como Jerusalém;
Aumento da circulação de moedas;
Êxodo rural;
Desenvolvimento urbano e comercial;
Esses foram apenas alguns dos fatores que impulsionaram a crise do feudalismo e aos poucos, para o total desaparecimento do sistema.
Resposta:
espero ter ajudado;
Explicação:
Ausência de mobilidade social – a sociedade feudal era dividida em grupos sociais, raramente as pessoas ascendiam de posição e cada um tinha um papel bem definido.
O status social também era determinado pelo nascimento e principalmente pela posse de terra.
Ordens sociais: nessa sociedade, havia a divisão entre o clero, composto por integrantes da igreja; os nobres, grupo formado por senhores feudais e cavaleiros e os camponeses, que prestavam serviços aos senhores feudais.
Economia: a principal atividade econômica era a produção agrícola, mas também havia o setor de pecuária, artesanato, pesca e caça de animais. A maior parte do trabalho era servil. Os vassalos podiam plantar e colher nas terras dos senhores, mas pagavam taxas e parte de sua produção ficavam com seus suseranos.
Como havia poucas relações comerciais externas, o feudo concentrava grande parte da atividade econômica. A circulação de moedas também era muito baixa e as pessoas recorriam à troca de mercadorias ou pela venda de serviços para aquisição de produtos.