AJUDAAAA
A "Marcha para o Oeste " e a questão indígena.
Vargas também difundiu o nacionalismo e quis criar um sentimento de nacionalidade por meio da ocupação e do desenvolvimento econômico das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Em 1940, ele lançou o projeto "Marcha para o Oeste" com esse objetivo. Nessas áreas, foram criadas colônias agrícolas e abriram-se novas estradas.
As regiões atingidas pelo projeto também eram habitadas por diferentes grupos indígenas. Assim, Vargas aproveitou a oportunidade por diferentes grupos indígenas. Assim, Vargas aproveitou a oportunidade para incorporar esses povos no discurso nacionalista, afirmando que eles eram heróis e símbolos da brasilidade. O Governo passou a divulgar a importância dos indígenas para a história do Brasil e do papel do Estado para integrá-los à nação. Dessa forma, resgatava-se a imagem romantizada do indígena como o selvagem nobre, guerreiro, formador da nacionalidade brasileira.
Nesse sentido, Vargas continuou a promover políticas que consideravam os indígenas incapazes e, portanto, seres que deveriam ser tutelados pelo Estado. Investiu no Serviço de Proteção ao Índio (SPI), que continuou a "pacificar" os indígenas, a criar reservas para esses povos e a integrá-los por meio de atividades educativas e profissionais, e criou, em 1939, o Conselho Nacional de Proteção aos Índios (CNPI), responsável por formular as políticas indigenistas. Essas medidas, porém, foram criadas sem consultar as populações indígenas, nem considerar sua enorme diversidade e reais necessidades.
Dessa maneira, muitos grupos indígenas não aceitaram as políticas governamentais. Os Xavante, que viviam no norte do Mato Grosso, por exemplo, impediram o avanço da "Marcha para o Oeste", entrando em conflito com qualquer pessoa ou instituição que tentasse ameaçar suas terras e suas tradições. A terra era o meio de sobrevivência dos Xavantes, de onde retiravam alimentos por meio da caça e da coleta. Assim, eles resistiram por décadas.
Livro Didático pg 137. Estudar História. Moderna.
Analisando o texto acima e o contexto histórico da "Era Vargas", descreva o que o texto pressupõe sobre a intenção de Getúlio Vargas a respeito do indígenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
bom ele não tinha o direito de cria uma política sem consultar o indígenas e não considerou as necessidades reais mais a política que o Vargas criou também servia para ajudar os indígenas mais o problema que a política do Vargas afetava e prejudicava as terras e as tradição dos indígenas
Explicação:
Espero ter ajudado
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Ed. Técnica,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás