AJUDAA PFVRR
China diz que desafio ao controle de hong kong é "inadimissivel". explique
Soluções para a tarefa
RESPOSTA:
O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que qualquer desafio ao poder do governo central é "inadmissível", ao se dirigir à sociedade de Hong Kong, e disse que a ilha atualmente é mais livre do que nunca.
"Todos os esforços para colocar em risco a soberania nacional, para desafiar a autoridade do governo central e a lei fundamental de Hong Kong, para utilizar Hong Kong para atingir ou sabotar a China continental, cruzam a linha vermelha e são absolutamente inadmissíveis", declarou Xi Jinping durante um discurso por ocasião da posse da nova executiva da ilha, Carrie Lam.
Foi a primeira visita de Xi Jinping ao território como presidente chinês, por ocasião do 20º aniversário do retorno do controle da ex-colônia britânica à China.
Hong Kong faz parte da China, mas é uma região administrativa especial, com um sistema político e econômico diferente do resto do país. Foi uma exigência da Grã-Bretanha, quando devolveu o território à China, depois de 150 anos de ocupação.
Duas décadas após a "devolução", ainda prevalecem na antiga colônia britânica liberdade de imprensa, expressão e reunião. Mas muito habitantes estão insatisfeitos com crescente interferência política e social de Pequim.
É um pedaço da costa sul da China, formado pela ilha de Hong Kong, Lantau, pela península de Kowloon, pela região chamada de novos territórios e por mais de duzentas pequenas ilhas. É a cidade do mundo que tem mais prédios acima de 150 metros e uma das áreas mais povoadas do planeta. São 1.100 quilômetros quadrados e mais de 7 milhões de habitantes.