Português, perguntado por PedroDiaz2001, 10 meses atrás

AJUDAA PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!!!!

Passou pela sala, sem parar avisou ao marido: vamos sair! e bateu a porta do apartamento. Antônio mal teve tempo de levantar os olhos do livro – e com surpresa espiava a sala já vazia. Catarina! Chamou, mas já se ouvia o ruído do elevador descendo. Aonde foram? perguntou-se inquieto, tossindo e assoando o nariz. Porque sábado era seu, mas ele queria que sua mulher e seu filho estivessem em casa enquanto ele tomava o seu sábado. Catarina! chamou aborrecido embora soubesse que ela não poderia mais ouvi-lo.

Levantou-se, foi à janela e um segundo depois enxergou sua mulher e seu filho na calçada.

LISPECTOR, Clarice. "Os laços de Família". In:. Laços de Família. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1960.

Tendo o texto como base, enfocando as orações reduzidas, é correto reconhecer-se que:

A) há, no texto, orações reduzidas de infinitivo, de gerúndio e de particípio.
B) a oração “sem parar” traz para o período onde está a ideia de condição.
C) a forma “descendo” constitui, por si só, uma oração equivalente a “que descia”.
D) as formas dos gerúndios “tossindo” e “assoando” indicam o modo de “perguntar”. E) em “não poderia mais ouvi-lo”, a forma do infinitivo é oração reduzida substantiva.

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardelliot
1

Letra C.


Trata-se, na realidade, de uma oração de natureza adjetiva. Em A, o erro está no fato de que não existe, no texto, uma oração reduzida de particípio (“aborrecido”, no caso, é um adjetivo). Em B, a ideia trazida para o período pela oração “sem parar” é de modo, e não de condição. Em D, as formas de gerúndio apontadas caracterizam a circunstância de tempo (simultaneidade), não podendo ser consideradas como um modo de perguntar. Em E, o infinitivo não constitui isoladamente uma oração, já que compõe uma locução verbal.

Perguntas interessantes