Português, perguntado por Mikezinn, 9 meses atrás

Ajudaa ai clã!!!!!!!!!!!!

Estudo mostra que golfinhos têm memória de elefante



Os golfinhos são capazes de reconhecer um semelhante mesmo depois de 20 anos de separação, demonstrou um estudo que [...] atribui a estes mamíferos marinhos a mais longa memória social já registrada em animais.

Os elefantes têm a fama de nunca esquecer um dos seus, mas ela se baseia unicamente em “indícios anedóticos”, destacou o autor do estudo, Jason Bruck, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Seu trabalho se apoia no reconhecimento de longo prazo entre os golfinhos de [...] um assobio característico, que [...] torna cada indivíduo imediatamente identificável por seus semelhantes. [...] Seu estudo se baseou em 43 golfinhos alojados em 6 jardins zoológicos ou parques aquáticos diferentes [...].

A experiência que se seguiu consistiu em fazer os golfinhos ouvirem gravações dos assobios de seus semelhantes. O resultado demonstrou que os animais reagiram durante mais tempo quando ouviram assobios familiares, ou seja, aqueles dos golfinhos com os quais tiveram contato, mesmo que anos atrás. [...]

Segundo o autor do estudo, [...] os golfinhos demonstraram um nível de reconhecimento “muito comparável à memória social do homem”.

Este tipo de reconhecimento pode, inclusive, ser mais duradouro entre os golfinhos do que entre os humanos, acrescentou, porque o assobio do golfinho permanece estável por várias décadas, enquanto o rosto humano muda com o passar do tempo.

Não se sabe, entretanto, por que os golfinhos têm uma memória social tão longa, já que [...] estes animais têm uma expectativa de vida média de 20 anos [...].



Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2014. Fragmento.

Texto 2
Os elefantes têm boa memória?



Se você lembra as datas de aniversários de todos seus amigos, os números dos seus documentos, [...] não estranhe se alguém comparar sua memória à de um elefante. Não se trata de uma referência ao tamanho do bicho, mas, sim, uma menção a um animal reconhecido pela sua grande capacidade de guardar informações.

A habilidade dos elefantes de memorizar foi forjada pelas exigências de seu modo de vida, segundo o professor de neurofisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) Gilberto Xavier. Acostumados a percorrer grandes áreas, os elefantes desenvolvem uma precisa memória espacial que permite recordar exatamente onde encontrar água e comida, mesmo depois de andar centenas de quilômetros. [...]

A memória prodigiosa dos elefantes reflete o processo que faz os animais terem melhor ou pior memória, conforme Xavier. Para ele, não é possível apontar se uma espécie tem capacidade melhor do que outra, já que são as condições de vida que fazem um animal aprimorar essa habilidade. [...]



Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2014. Fragmento.

(P100085F5_SUP)



(P100086F5) A informação principal do Texto 1 está no trecho:

“Os golfinhos são capazes de reconhecer um semelhante mesmo depois de 20 anos...”. (1º parágrafo)
“Os elefantes têm a fama de nunca esquecer um dos seus,...”. (2º parágrafo)
“... os animais reagiram durante mais tempo quando ouviram assobios familiares...”. (4º parágrafo)
“... o rosto humano muda com o passar do tempo.”. (6º parágrafo)
“... estes animais têm uma expectativa de vida média de 20 anos...”. (7º parágrafo)


pedrocastrojps: espero que vc tenha gostado !!!!!
pedrocastrojps: se vc gostou marque como a melhor!!!!
Mikezinn: opa vlw meu cria

Soluções para a tarefa

Respondido por joanabarretosilva53
13

Resposta:

pois o tema fala sobre ele

Perguntas interessantes