Português, perguntado por main147, 1 ano atrás

AJUDA SOBRE FIGURAS DE LINGUAGEM
1.Elipse
2.zeugma
3.pleonasmo
4.assíndeto
5.polissíndeto
6.anáfora
FAVOR ME EXPLIQUEM

Soluções para a tarefa

Respondido por viviane402
13
Elipse
Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto. Exemplos:
1) A cada um o que é seu. (Deve se dar a cada um o que é seu.)
2) Tenho duas filhas, um filho e amo todos da mesma maneira. (Nesse exemplo, as desinências verbais detenho e amo permitem-nos a identificação do sujeito em elipse "eu".)
3) Regina estava atrasada. Preferiu ir direto para o trabalho. (Ela, Regina, preferiu ir direto para o trabalho, pois estava atrasada.)
4) As rosas florescem em maio, as margaridas em agosto. (As margaridas florescem em agosto.)
Zeugma
é uma forma de elipse. Ocorre quando é feita a omissão de um termo já mencionado anteriormente.Exemplos:Ele gosta de geografia; eu, de português.Na casa dela só havia móveis antigos; na minha, só móveis modernos.Ela gosta de natação; eu, de vôlei.No céu há estrelas; na terra, você. Polissíndeto
É uma figura caracterizada pela repetição enfática dos conectivos. Observe o exemplo:"Falta-lhe o solo aos pés: recua e corre, vacila e grita, luta e ensanguenta, e rola, e tomba, e se espedaça, emorre." (Olavo Bilac)"Deus criou o sol e a lua e as estrelas. E fez o homem e deu-lhe inteligência e fê-lo chefe da natureza.Assíndeto
É uma figura caracterizada pela ausência, pela omissão das conjunções coordenativas, resultando no uso de orações coordenadas assindéticas. Exemplos:Tens casa, tens roupa, tens amor, tens família."Vim, vi, venci." (Júlio César)
Pleonasmo
Consiste na repetição de um termo ou ideia, com as mesmas palavras ou não. A finalidade do pleonasmo é realçar a ideia, torná-la mais expressiva. Veja este exemplo:O problema da violência, é necessário resolvê-lo logo.Nesta oração, os termos "o problema da violência" e "lo" exercem a mesma função sintática: objeto direto. Assim, temos um pleonasmo do objeto direto, sendo o pronome "lo" classsificado como objeto direto pleonástico.Outro exemplo:Aos funcionários, não lhes interessam tais medidas.Aos funcionários, lhes = Objeto IndiretoNesse caso, há um pleonasmo do objeto indireto, e o pronome "lhes" exerce a função de objeto indireto pleonástico.
AnáforaÉ a repetição de uma ou mais palavras no início de várias frases, criando assim, um efeito de reforço e de coerência. Pela repetição, a palavra ou expressão em causa é posta em destaque, permitindo ao escritor valorizar determinado elemento textual. Os termos anafóricos podem muitas vezes ser substituídos por pronomes relativos. Assim, observe o exemplo abaixo:Encontrei um amigo ontem. Ele disse-me que te conhecia. O termo ele é um termo anafórico, já que se refere a um amigo anteriormente referido. Observe outro exemplo:"Se você gritasseSe você gemesse,Se você tocassea valsa vienenseSe você dormisse,Se você cansasse,Se você morresse...Mas você não morre,Você é duro José!" (Carlos Drummond de Andrade)
espero ter te ajudado tive uma professora ótima de português
Perguntas interessantes