Saúde, perguntado por lorenaalves20, 6 meses atrás

⚠️AJUDA POR FAVOR!⚠️
Texto A batalha contra os pernilongos
"Esse bicho é um chato!", você pensa depois de uma noite mal-dormida por causa do zumbido e das picadas dos pernilongos. Pois sinto lhe informar que se trata de uma chata, pois só a fêmea do pernilongo pica!
Quatro mil espécies (tipos) de pernilongos, com hábitos bem diferentes, voam pelos ares. Mas algo eles têm em comum: todos passam uma parte da vida na água e outra no ar. Para nutrir os ovos, que serão colocados na água, as fêmeas de algumas espécies precisam de sangue. Ao picar o homem e outros animais, elas obtêm o sangue de que necessitam. O problema é que alguns pernilongos carregam em seus corpos microrganismos causadores de doenças (malária, febre amarela e dengue, por exemplo). Ao sermos picados, podemos pegar uma dessas enfermidades.
Se você anda muito dengoso e tem dores por todo o corpo, fique de olho! Pode ser a dengue, doença causada por um vírus e que vem pegando muita gente (o que chamamos epidemia). O que o pernilongo tem a ver com isso? Podemos pensar na fêmea de pernilongo como se fosse uma seringa para tirar sangue: ela enfia a agulha (no caso, seu aparelho bucal) através da pele da pessoa e, ao atingir um vaso sanguíneo, retira um pouco do líquido vermelho.
O vírus da dengue circula no sangue dos doentes. Se a fêmea de pernilongo pica um doente, o vírus também vai para dentro do inseto. Ao picar outra pessoa, o mosquito injeta o vírus em seu sangue e ela pode pegar a doença. O pernilongo que leva o vírus da dengue de uma pessoa para outra se chama Aedes aegypti. Sem esse inseto, o vírus não é transmitido para outros indivíduos. Portanto, se diminuirmos o número de mosquitos, estaremos evitando que a dengue se espalhe. Uma das maneiras de controlar os pernilongos é usar produtos químicos (chamados inseticidas), que eliminam as larvas e os adultos dos mosquitos. O problema é que alguns mosquitos são mais fortes e não morrem com o inseticida. Além disso, boa parte dos filhos e dos netos dos pernilongos fortes também são fortes. Assim, com o tempo, a maioria dos pernilongos é forte e o inseticida não faz mais efeito. Não se sabe se o vírus da dengue faz com que o Aedes aegypti fique doente, mas esse pernilongo também tem seus inimigos. No combate à dengue, os cientistas estudam fungos, vírus, bactérias e protozoários que atacam o mosquito. Outra estratégia é buscar animais que se alimentem do Aedes aegypti. Mas esses inimigos naturais não conseguem sozinhos evitar uma epidemia.
Qual o público-alvo deste texto, ou seja, ele foi escrito para tornar a ciência acessível para leitores presumidos que são:
as crianças.
os adolescentes.
os cientistas.
os adultos em geral.

❷ Todas as afirmações a seguir servem para justificar a sua resposta à questão 1, MENOS:
A explicação de termos usuais, relativamente simples, como “epidemia”, “inseticidas”, “espécies”, entre outros.
A substituição de termos mais complexos por mais familiares, como usar “berçário” em vez de “criadouro”
A marca de impessoalidade: o texto é escrito na 3ª. pessoa do discurso: os pronomes “ela”(a fêmea do mosquito) , “o mosquito”; os verbos “pica”, “injeta” e “pode” comprovam isso.
A visão subjetiva, pessoal do(a) leitor(a) sobre o Aedes aegypti: “Esse bicho é um chato!

❸ Para que o leitor presumido compreenda mais facilmente como o Aedes aegypti transmite a dengue, o autor faz uma série de comparações. Assinale a alternativa que fica evidente essa comparação:
a)Se você anda muito dengoso e tem dores por todo o corpo, fique de olho!
b)Podemos pensar na fêmea de pernilongo como se fosse uma seringa para tirar sangue...
c) Pois sinto lhe informar que se trata de uma chata, pois só a fêmea do pernilongo pica!
d)Não se sabe se o vírus da dengue faz com que o Aedes aegypti fique doente, mas esse pernilongo também tem seus inimigos.

❹ Observe os conectivos em destaque. Qual deles expressa a ideia de conclusão?
a) Pois sinto lhe informar que se trata de uma chata, POIS só a fêmea do pernilongo pica!
b) Não se sabe se o vírus da dengue faz com que o Aedes aegypti fique doente, MAS esse pernilongo também tem seus inimigos.
c) Se você anda muito dengoso E tem dores por todo o corpo, fique de olho!
d) PORTANTO, se diminuirmos o número de mosquitos, estaremos evitando que a dengue se espalhe.

❺ Segundo o texto, há diferentes formas de se combater o Aedes aegypti. Em cada fase do desenvolvimento do mosquito (v. ilustração), há uma mais adequada. Qual seria a forma mais eficiente de combatê-lo, quando ainda está na fase de ovo?
a) Colocar telas de proteção nas janelas e usar repelentes.
b) Aumentar a população dos inimigos naturais do mosquito, como bactérias, fungos e protozoários.
c) Fazer uso de produtos químicos chamados de “inseticidas”.
d) Evitar deixar água parada em diferentes recipientes.​

Soluções para a tarefa

Respondido por fabianorubim
0

Resposta:

1 adultos em geral

2 A explicação de termos usuais, relativamente simples, como “epidemia”, “inseticidas”, “espécies”, entre outros.

3 Podemos pensar na fêmea de pernilongo como se fosse uma seringa para tirar sangue...

4 PORTANTO, se diminuirmos o número de mosquitos, estaremos evitando que a dengue se espalhe.

5 Aumentar a população dos inimigos naturais do mosquito, como bactérias, fungos e protozoários.

Explicação:

Perguntas interessantes